Ilhéus sedia triagem do Dentistas do Bem
No dia 28, Dia Mundial do Sorriso, Ilhéus volta a sediar a triagem do programa Dentista do Bem. O evento será voltado para cerca de 200 jovens, entre 11 e 17 anos, que estudam na Escola Estadual do Basílio, na zona norte.
Ele será coordenado pela cirurgiã-dentista Meire Suely Almeira, responsável pelo programa em Ilhéus. O triagem tem o objetivo de identificar adolescentes de baixa renda que precisam de tratamento odontológico.
“Escolhemos o Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem milhões de brasileiros sem acesso a uma saúde bucal digna”, diz. Meire Suely, voluntária da Turma do Bem, organização social que gerencia o projeto.
O evento começa às 8h e para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.
O processo de triagem é simples e rápido. O dentista faz um exame visual da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos.
A triagem é um evento promovido anualmente pelo Dentista do Bem, principal programa da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda com tratamento odontológico gratuito.
São mais de 15 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.300 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. O programa também está presente em Portugal e outros 12 países da América Latina.