Igreja de 1556 será reformada em Ilhéus

Um dos mais relevantes monumentos históricos e arquitetônicos de Ilhéus, a Igreja Matriz de São Jorge, em estilo colonial, passa por uma importante obra de reforma estrutural.

Situada à Rua Conselheiro Dantas, centro e fundada em 1556, a igreja representa o santo padroeiro desde a época das Capitanias Hereditárias. Além dos fiéis, o templo é visitado por milhares de turistas durante o ano.

Nesta semana é realizada a novena de São Jorge, cuja data magna é 23 de abril, feriado municipal. Mesmo sem a conclusão total da obra, o vigário geral, padre Aldemiro Sena, manteve as celebrações do padroeiro na igreja.

“A primeira etapa dos serviços, já concluída, consistiu na troca do telhado e das madeiras de sustentação. A segunda fase, que deve ser iniciada nas próximas semanas, incluirá a substituição do piso e do forro.,” explica

O padre Miro, como é conhecido, acrescenta que os recursos são provenientes dos próprios fiéis e de eventos promovidos pela Paróquia. Além de oferecer mais conforto, a obra visa proporcionar maior segurança.

O Museu de Arte Sacra, fundado em 1970, possui peças raras e antigas, formando um riquíssimo conjunto de valiosas imagens barrocas, adornos, objetos para cultos e documentos de origem sacra.

Neste sábado, 23, a comunidade católica de Ilhéus comemora o Dia de São Jorge, um dos padroeiros da cidade.

Com o tema “Misericordiosos como o Pai e Valentes como São Jorge”, a tradicional novena está acontecendoi na própria igreja.até sexta-feira, 22, sempre a partir das 19 horas.

O ponto alto das homenagens acontece no sábado, com Alvorada às 5 horas, Missa das Intenções às 7h, Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, às 9h30; e Procissão de Fé às 16 horas.

0:03  |  


Gostou? Repasse...