Grupo boqueou BR até para as ambulâncias
Um protesto de moradores do bairro Maria Matos (Rua de Palha) interrompeu na manhã desta segunda-feira o tráfego de veículos por mais de 7 horas na BR-415, entre Itabuna e Ibicaraí.
Os manifestantes barraram até a passagem de ambulâncias com pacientes em estado grave. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a interdição gerou engarrafamento de mais de 15 km, a partir das 4 horas da manhã.
Os manifestantes queimaram pneus e madeira, e usaram pedras para bloquear a rodovia. Eles querem o reinício das obras de saneamento iniciadas no ano passado, a construção da unidade de saúde e regularização da água.
Os moradores se queixam que as obras de esgotamento sanitário e pavimentação do Maria Mato foram interrompidas no final do ano passado e que o município só fez as fundações no local onde será construída a unidade de saúde.
Os moradores afirmam que há mais de um ano são atendidos em uma unidade improvisada no Parque de Exposições Antônio Setenta. Já a Prefeitura informou que aguarda a liberação de recursos pelo governo federal.
Com relação ao abastecimento de água, disse que diariamente são colocados dois carros pipa, com água potável transportada de Ubaitaba.
Além disso, os moradores estão recebendo água nas torneiras com intervalo maior porque os rios Cachoeira e Almada estão secos.