Começou a eleição para líderes de classe
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove até quarta-feira a eleição geral de líderes de classe que deve mobilizar mais de 912 mil estudantes da rede estadual na capital e interior.
A expectativa é de que 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos para o Ano Letivo 2016. A proposta faz parte do programa Educar para Transformar, para promover o protagonismo juvenil e envolver os alunos nas ações.
Os eleitos nas funções líder e vice-líder de classe devem ser os interlocutores da turma, articulando e propondo melhorias para as escolas; representando o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma, por exemplo.
"As eleições aumentam a participação dos estudantes na vida escolar," explica a estudante Sara da Silva Santos, eleita líder de classe da turma do 3º ano do Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, em Lauro de Freitas, em 2015.
“Num trabalho com a direção e com os outros líderes, nós conseguimos melhorias para a escola como na estrutura, na qualidade da alimentação escolar e na melhoria das aulas com bons professores”, relata.