Ceplac volta a ser secretaria, nada muda
O Governo Federal publicou hoje um novo decreto, que devolve o status anterior da Ceplac. No início do mês, o governo havia editado uma medida que rebaixava o órgão ligado à cacauicultura ao nível de departamento.
Com o novo decreto, a Ceplac volta a ter status equivalente ao de secretaria. Entre os papéis atribuídos ao órgão, estão o desenvolvimento sustentável, fortalecer o agronegócio e a agricultura familiar e proteger os sistemas agroflorestais.
Esse novo dispositivo anula os efeitos do decreto publicado no início do mês, que trouxe apreensão aos pesquisadores da Ceplac e a políticos da região. Muitos viram a medida anterior como um passo rumo à extinção do órgão.
Comentando a medida, o deputado estadual Augusto Castro disse que o novo decreto não representa o fim da luta da região. Segundo ele, o governo ainda precisa definir um modelo que realmente permita à Ceplac sobreviver.
O goerno não fala em concurso público nem verbas para o órgão, que perdeu metade de seu orçamento nos governos Lula e Dilma.