Câmara pode inviabilizar área residencial
A Prefeitura de Itabuna está propondo uma série de alterações ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, apresentadas em audiência na Câmara de Vereadores, que podem tornar um inferno a vida de bairros residenciais.
Alegando "deficiências" do PDDU que "chegam a dificultar a instalação de indústrias e a geração de empregos", a prefeituraq quer autorizar a instalação de empresas em bairros residenciais, como Castália e Góes Calmon.
O secretário Marcos Monteiro, titular da Sedur, cita a possibilidade de instalar empresas prestadoras de serviços em bairros predominantemente residenciais, além de postos de combustível em avenidas.
Para as arquitetas Cristina Marx e Fernanda Vinhaes, que apresentaram as propostas de mudança no PDDU, os ajustes buscam viabilizar uma cidade mais homogênea.
Mas moradores de bairros como o Goes Calmon e o Castália podem perder a tranquilidade. Já tentaram instalar casas de shows e eventos no Goes Calmon, até em ruas sem saída. O barulho afetava vários quarteirões.
Se for permitida a instalaçao de empresas sem discriminar os tipos, esses bairros podem sofrer com o barulho de casas de eventos durante toda a madrugada, além de receber um fluxo de veículos para o qual não foram projetados.
Outras empresas que podem inviabilizar o uso residencial destes bairros são oficinas mecânicas, serralherias, serrarias, distribuidoras de água, centrais de mototaxi e bares.
Para os moradores do Góes Calmon, a liberação de empresas deveria acontecer apenas nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, que têm esta tendência há muito tempo, preservando o resto do bairro, totalmente residencial.