Produção industrial baiana avançou 2,6%
A produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, avançou 2,6% em janeiro em relação a dezembro. Esta é a segunda taxa positiva consecutiva.
O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, recuou 5,2% frente ao mesmo período do ano anterior, queda mais intensa do que a observada em dezembro (-6,9%).
No confronto com igual mês do ano anterior, a indústria apresentou crescimento de 10,3%, com quatro das doze atividades pesquisadas assinalando aumento da produção.
O setor de Coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (66,6%) apresentou a principal influência positiva no período, explicada não só pela maior fabricação dos itens óleo diesel, óleo combustível e gasolina;
Mas também pela baixa base de comparação, uma vez que essa atividade recuou 50,9% em janeiro de 2015, em razão de parada para manutenção seguida de acidente.
Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Metalurgia (24,0%), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (40,4%) e Bebidas (6,2%).
A principal contribuição negativa ficou com Veículos (-14,6%). Outros setores negativos foram Extrativa (-10,4%), Minerais não-metálicos (-19,4%), Couros, artigos para viagem e calçados (-12,5%), Produtos alimentícios (-4,5%), Celulose, papel e produtos de papel (-4,0%) e Borracha e material plástico (-7,4%).





