Dupla falsificava dados para sacar FGTS
O Ministério Público Federal da Bahia denunciou dois homens por saque fraudulento do FGTS. Danilo Cardoso dos Santos e Ricardo da Silva Souza devem responder pela inserção de dados falsos no sistema de informações.
Eles alterarem as informações no banco de dados trabalhistas administrado pela Caixa Econômica Federal. Ricardo falsificava carteiras de identidade, de trabalho e outros documentos.
Já Danilo ficava responsável por fazer os saques nas agências da Caixa. Os denunciados ainda teriam alterado o aplicativo Conectividade Social – privado da Caixa – para adição de dados sobre supostas demissões das vítimas.
As investigações indicam que em janeiro os dois conseguiram sacar R$ 4.092 em Itapetinga, em nome de Wambergue Pedreira Soares. No mesmo mês, fizeram duas tentativas malsucedidas em Cândido Sales.
Ainda em janeiro os denunciados dirigiram-se a uma agência da Caixa Econômica em Vitória da Conquista, com documentos falsos de José Carlos de Jesus Santos, e sacaram R$ 6.938.
O gerente da agência de Conquista suspeitou da ação e acionou a Polícia Civil que, em conjunto com a Polícia Federal, prendeu Danilo em flagrante. Ricardo, que esperava o comparsa em um carro, conseguiu fugir.
Ricardo da Silva Souza continua foragido. Ele é morador de Itororó e irmão de um vereador do município. Os dois comparsas foram indiciados por estelionato e fraude, podendo pegar até 17 anos de prisão.





