Deputados promovem a defesa da Ceplac

A ameaça de rebaixamento da Ceplac levou o deputado Augusto Castro (PSDB) a se mobilizar na Assembleia Legislativa e promover um abaixo-assinado dirigido à ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

O documento, assinado por 27 parlamentares e já encaminhado ao Governo Federal, destaca a preocupação gerada pela possível transformação do órgão em uma secretaria ou coordenação.

O grupo, composto por deputados de oposição e do governo, afirma que o enfraquecimento do órgão é inadmissível e poderá gerar consequências danosas para a continuidade das pesquisas desenvolvidas pela Ceplac.

No documento, os deputados frisam que um eventual rebaixamento da Ceplac produziria “reflexos extremamente negativos, não apenas no âmbito econômico, mas também científico, ambiental e social”.

A reestruturação da Ceplac, discutida pelo Ministério da Agricultura, visa rebaixar sua estrutura funcional de superintendência para secretaria ou coordenação.

Para Augusto, a proposta pode comprometer o auxílio e incentivo à pesquisa, extensão rural e tecnologias desenvolvidas para produção do cacau no Sul da Bahia.

A construção do que se tem na região do cacau foi feita com recurso oriundo da arrecadação do ICMS do cacau.

"O cacau, que chegou a pagar mais de 70% da folha do funcionalismo público, se vê numa situação hoje muito complicada. É preciso que aqui desta casa saia uma manifestação para levar o sentimento da Bahia".

0:06  |  


Gostou? Repasse...