Bahia e Alemanha ampliam parceria solar

Ampliar as ações em ciência, tecnologia e inovação na Bahia no âmbito da energia solar fotovoltaica foi o objetivo do novo protocolo de intenções assinado entre o governo da Bahia e a Fraunhoffer Gesellschaft, organização de pesquisa.

O protocolo foi assinado entre a instituição alemã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O governo é parceiro através das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).

A parceria tem o propósito de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, no ramo de energias renováveis, nas áreas de geração, distribuição e armazenamento de energia solar.

O diretor da Fraunhoffer Gesellschaft, Hans Dieter Rombach, e o titular da Secti, Manoel Mendonça, assinaram o protocolo de intenções. O superintendente de Inovação da Secti, Thomas Buck, também esteve presente.

O acordo prevê ações como intercâmbios e consultorias, mas o foco principal são os estudos, enfatiza o secretário da Secti. “Pesquisas serão desenvolvidas para entender, mapear e modelar a cadeia produtiva da energia solar".

Em outubro, o governador Rui Costa esteve na Alemanha, o que facilitou a formalização da parceria. No início de março, uma missão alemã com 20 integrantes esteve na Bahia.

16:51  |  


Gostou? Repasse...