Estado trará ágiua da Embasa a Itabuna

A Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento anunciou nesta quinta-feira que vai colaborar com diversas medidas de curto prazo para amenizar os efeitos causados pela falta de chuva e escassez de água potável em Itabuna.

O secretário Cássio Peixoto informou que vai enviar carros-pipa e vai adquirir água tratada da Embasa para atendimento imediato à população, além do abastecimento de hospitais, postos de saúde e escolas.

Cássio Peixoto disse que o Estado vai comprar 100 tanques e tubulações, que serão distribuídos em pontos estratégicos, ampliando a capacidade de atendimento e captação de água para o abastecimento, principalmente nos bairros periféricos.

O anúncio ocorreu após reunião do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, com o secretário. O prefeito destacou que a estiagem prolongada prejudicou os mananciais que atendem o município de Itabuna.

A captação para o abastecimento de Itabuna com água potável é feita nas estações do Rio do Braço e Nova Ferradas, nos rios Cachoeira e Almada. Somente a estação de Nova Ferradas está funcionando com 100% da capacidade.

Com isso, a Emasa teve que recorrer à estação reserva de Castelo Novo, em Ilhéus, que fica perto do mar. Por causa da maré alta, a água tem chegado salobra nas casas dos itabunenses.

0:05  |  


Gostou? Repasse...