PF faz operação na ANM da Bahia
A Polícia Federal executou, desde cedo nesta segunda-feira (28), a Operação Terra de Ninguém, para cumprir 22 mandados de busca em Salvador e Lauro de Freitas. O objetivo é combater a corrupção na Gerência Regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) (ex-Departamento Nacional de Produção Mineral, DNPM).
Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram no final de 2017 e descobriu que vários servidores da ANM em Salvador recebiam propinas para agilizar o andamento de processos administrativos e mudar decisões contra os interesses dos empresários que os subornavam.
A PF tem indícios de que os diretores do órgão na Bahia beneficiavam os empresários ligados ao grupo político que os indicou para o cargo. A 17ª Vara Federal de Salvador afastou 6 servidores da ANM, entre os quais o Gerente Regional e os dois que o antecederam.
Um grupo de 60 policiais federais participam da ação em Salvador. Os investigados responderão por organização criminosa, corrupção passiva, prevaricação e advocacia administrativa.