
Além de câncer, fumo causa doença ocular
e agrava outras, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata, doença de Graves e síndrome do olho seco. O cigarro aumenta a oxidação da retina, levando ao processo degenerativo da mácula, onde são definidas as formas, cores e rostos.
Com o progresso da doença, podem surgir vasos sanguíneos anormais, que sangram fácil e levam ao comprometimento da visão. “A chance de um fumante desenvolver DMRI, principal causa de cegueira irreversível em idosos, é três vezes maior”, alerta Renato Passos.
Oftalmologista especialista em retina do Grupo H.Olhos, ele acrescenta que a catarata, doença caracterizada pela opacificação do cristalino, resultando na perda progressiva da visão, pode se manifestar mais cedo e de forma intensa entre os fumantes.
"Isso acontece pois os tabagistas inalam substâncias químicas da fumaça do cigarro que podem alterar o metabolismo do cristalino. É possível observar o aparecimento da catarata já em torno dos 50 anos em pacientes que fumam”. Os problemas afetam também os fumantes passivos.
Outras doenças
Outro mal potencializado pelo uso do tabaco é a doença de Graves, que leva ao inchaço nos músculos dos olhos, fazendo o globo ocular se projetar para a frente. “O problema surge em decorrência do hipertireoidismo, que é o excesso de produção dos hormônios T3 e T4, relacionada ao tabaco”.
A exposição à fumaça do cigarro é outro agravante para a síndrome do olho seco, diminuindo a lubrificação e levando ao ressecamento dos olhos. As substâncias contidas no tabaco também podem alterar a composição da lágrima.
“Existe uma enzima no filme lacrimal denominada lisozima, que é extremamente importante para a defesa dos olhos. Nos fumantes, há menor concentração”. Além disso, o fumo causou, só em 2018, 31 novos casos de câncer no pulmão.
Sua saúde, a coluna da vida saudável .
Gostou? Repasse...
Nos ajude a manter o jornal
O jornal A Região sempre acreditou naquela máxima de que o pior não é a ação dos maus e sim a omissão dos bons. Por isso nunca nos omitimos, nunca deixamos de denunciar um corrupto, de exigir bons governos, de criticar as coisas erradas. Mas isto tem um custo.
É um custo que começa com os políticos denunciados pressionando as empresas a não anunciar no jornal e termina com o assassinato de nosso fundador e editor, Manoel Leal, depois de denunciar um prefeito e um delegado corruptos. O custo final é o fechamento do jornal e a perda de uma voz independente e que não se omite.
Nós mantemos A Região com muito sacrifício, sem dinheiro, sem suporte. Por isso queremos sua ajuda, a ajuda dos bons, para que os maus não fiquem livres para cometer seus crimes sem ser denunciados ou importunados.
Se voce quer participar da luta para manter A Região vivo e independente, nos ajude doando quanto quiser. Basta clicar neste botão. Ou fazer transferência para Bradesco, ag 0239-9, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, CNPJ 96.770.516/0001-94. E vamos à luta.

#saude #saudavel #alimentacao