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27.Novembro.2020

Mercado online ganha espaço no Nordeste e Bahia lidera número de vendas na região


O ano de 2020 foi marcante para o setor de e-commerce, principalmente na região Nordeste. As vendas bateram recordes durante os últimos meses, e a expectativa é que os números continuem em alta até o final de dezembro. A Bahia aparece como uma das regiões com melhores números de vendas, principalmente nas farmácias online. Os fretes gratuitos e os descontos são os principais motivos para o sucesso do e-commerce por aqui.

Durante a 42ª edição do Webshoppers, que é um encontro nacional de empresas voltadas para o e-commerce, alguns dados mostraram as boas vendas que aconteceram no Nordeste. Até agosto deste ano, a região teve um crescimento de 107% no faturamento com as vendas online, isso em comparação com 2019, e conseguiu um aumento inédito. Além disso, o comércio nordestino também atingiu os 18% do faturamento nacional deste setor.

Apesar de ainda pouco explorado, e não conta contar com o mesmo investimento de regiões como Sudeste e o Sul, o Nordeste aparece como um dos locais mais promissores para os varejistas online. Afinal, apenas no primeiro semestre de 2020, mais de 35% do crescimento do e-commerce veio do Norte e do Nordeste. Isso deve ser o suficiente para chamar a atenção de diferentes empresas, principalmente as que ainda não atuam nessas regiões.

A Bahia lidera as vendas em diferentes áreas, porém com maior destaque para os números no setor de farmácias online. Segundo dados recentes, 54% das vendas virtuais em farmácias do Nordeste são para consumidores baianos. Ou seja, na segunda região que mais consome remédios ou produtos de belezas, a Bahia aparece como destaque. É um número importante e que mostra o potencial baiano.

 

Motivos para os clientes

Nesse mesmo evento, algumas pesquisas foram realizadas para entender os motivos que levam as pessoas para o e-commerce. Entre as diferentes razões, três itens se destacam com maior importância. Cerca de 83% das pessoas afirmaram que o frete grátis é o principal motivo para comprar online. Logo depois, com 61%, ficaram as pessoas que falaram em desconto de preço. Por último, com 50%, estão os cupons que oferecem prêmios e bônus aos clientes.

Assim, é possível entender que o marketing digital está sendo cada vez mais efetivo para o e-commerce. A ideia de oferecer descontos, fretes grátis e outras formas de bonificações são essenciais para conseguir novos clientes. Isso é algo que algumas outras áreas já sabem explorar muito bem. Os maiores aplicativos de entrega, como o iFood e o Rappi, por exemplo, costumam oferecer descontos com cupons para quem está usando o serviço pela primeira vez e querem testar os aplicativos. Outro exemplo acontece com as principais plataformas de cassino online, como a Slottojam e a Casinoin, que oferecem spins gratuitos em máquinas caça-niqueis para os jogadores de primeira viagem. Esses são apenas alguns exemplos entre vários setores que atuam assim, desde plataformas de streaming até aplicativos de carona.

No final do ano, o marketing digital ganha ainda mais espaço. Por exemplo, durante a Black Friday, algumas lojas chegaram a oferecer até 50% de desconto nas compras e frete gratuito. A ideia é aproveitar as altas vendas que aconteceram durante 2020, e fechar o setor com bons números também em novembro e dezembro, que são os meses mais positivos para os varejistas.

 

Ano do e-commerce

Os números positivos do Nordeste se repetiram por todo o Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, entre janeiro e agosto, o faturamento do e-commerce cresceu em 75,5% e mais de 150 mil novas lojas foram abertas no setor, seja de grandes marcas ou então de empreendedores digitais. Assim, é possível afirmar que 2020 foi o melhor ano para essa forma de comércio no país.

A ideia das empresas, principalmente com a crise econômica que o país enfrenta, é reduzir os custos e conseguir fazer mais dinheiro no varejo. O e-commerce é uma das melhores saídas para isso, pois a marca pode investir mais em um centro de distribuição do que em uma loja física. Entretanto, assim como acontece em qualquer atividade, também é preciso ter cuidado e inovar para chamar atenção dos novos clientes.

O Nordeste é uma região marcada pelo turismo e pelo agronegócio, mas com potencial de crescimento também em outros setores. A Bahia mostra que o varejo online tem espaço com a população local, e pode gerar bons lucros agora e também no futuro. Faltam ainda investimentos e o aumento do interesse de multinacionais na região, algo que pode acontecer nos próximos meses. Os excelentes números nordestinos e baianos prometem agitar o mercado em 2021 e também nos próximos anos.

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