a regiao
booked.net
5.Julho.2023

Serenidade é a virtude a ser buscada pelo Vitória na Série B


vitoria


A edição de 2023 da Série B é a primeira desde 2019 sem a presença de qualquer dos 12 grandes do futebol brasileiro. Assim, se no ano passado era de se esperar ver Cruzeiro, Grêmio e Vasco mantendo-se na zona de acesso à Série A durante a maior parte do campeonato, neste ano era igualmente esperado ver um grande número de trocas de posições na luta por um lugar no G4.

Mesmo considerando essa maior imprevisibilidade, nenhum dos sites que funcionam como plataforma de apostas, os quais lidam com cotações e dados objetivos relativos a eventos esportivos, viam o Esporte Clube Vitória como candidato a terminar entre os primeiros colocados. 

Mas a questão era até simples: quem apostaria no sucesso de uma equipe que no ano passado disputou a Série C e que no primeiro trimestre deste ano foi eliminada nas primeiras fases da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano? Por mais que o leão da Barra tenha se reforçado para a Série B, tudo levava a crer que a sua luta seria pela permanência.

 

 

Alegrias e frustrações

Daí o porquê de ter sido um choque o que Léo Condé e seus comandados conseguiram entre 16 de abril e 10 de maio. Os rubro-negros venceram todos os seus compromissos pelas cinco primeiras rodadas, quando marcaram 13 gols (média de 2,6 por jogo) e sofreram zero. Esses 100% de aproveitamento, juntamente ao saldo de gols, correspondem ao melhor início na história da segunda divisão nacional.

Em suas duas partidas seguintes os soteropolitanos foram derrotados, e desde então vêm apresentando desempenho irregular. Ainda assim, até 2 de julho os torcedores leoninos podiam se gabar de o seu clube ser o único a se manter no G4 em todas as rodadas. Mas, por ter perdido para o Juventude em Caxias do Sul naquele dia, o Vitória terminou a 15.ª rodada em quinto lugar.

Revisitando a estratégia

O maior erro que o torcedor rubro-negro pode cometer num momento como esse é achar que, só porque fez um início de campeonato muito acima do esperado, a equipe tem a “obrigação” de conquistar o acesso. Todos sabem o quanto a Série B é difícil. Se o Cruzeiro precisou de três temporadas seguidas para voltar à Série A, seria uma tragédia o Vitória disputar a segunda divisão novamente em 2024?

 

*nbsp;

É claro que ajustes no elenco podem ser feitos nesta janela de transferências que abriu em 3 de julho e fecha em 2 de agosto. Parece-nos particularmente importante encontrar bons meias e atacantes jovens. Embora nada impeça Condé de escalar Osvaldo, Giovanni Augusto, Wellington Nem e Santiago Tréllez ao mesmo tempo, o técnico deve ter em mente que todos eles têm mais de 30 anos.

O foco

Quaisquer que sejam os movimentos do Vitória no mercado até o fim do ano (estamos falando tanto de trazer quanto de se desfazer de atletas), o importante é manter a serenidade mesmo com todas as cobranças que virão das arquibancadas do Barradão. Se o acesso vier, ótimo; caso contrário, criar uma estrutura sólida para chegar à próxima temporada como real candidato ao título deve ser o objetivo.


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm