a regiao
booked.net
27.Fevereiro.2021

Na Bahia não faltam vacinas, faltam vacinadores

vacinas


para aplicar as quase 1 milhão de doses já enviadas pelo Governo Federal. Apesar da insistência do governador Rui Costa em cobrar mais vacinas e dizer que vai comprar por conta própria, a Bahia é o estado do Norte, Nordeste e Centro-Oeste que mais recebeu vacinas.

Na verdade, não faltam vacinas e comprar mais não vai acelerar a imunização. O que está lento é a aplicação, porque o governo não se preocupou em contratar mais vacinadores. O serviço vem sendo feita pelo mesmo pessoal que normalmente atende todas as outras demandas da Saúde.

Os números esclarecem o vazio do discurso oficial. Antes do novo lote recebido do Ministério da Saúde nesta semana, a Bahia ainda tinha 280 mil vacinas dos lotes anteriores, armazenadas na central de Salvador sem distribuição aos municípios, mesmo os que já não tinham mais doses.

Só termina em 2024

Agora o governador tem 458.280 vacinas para usar, que devem durar mais 34 dias no ritmo atual de vacinação, que é de 13.464 aplicações por dia. Porém, no dia 28 a Bahia receberá mais um lote, no início de março e meio de março, mais outros dois, maiores que os anteriores.

Por isso, o discurso do governador Rui Costa é apenas político, sem base na realidade. Se ele não contratar, com urgência, mais vacinadores, no ritmo atual a Bahia levará mais de 3 anos para vacinar toda a sua população de 15.130.000 habitantes, terminando só em 2024.

Médicos ouvidos por A Região dizem que o governo falhou ao não contratar mais pessoal e treinar técnicos para a aplicação das vacinas. "Numa pandemia, como esta, voce não pode contar apenas com o quadro médico que já existe, porque ele também tem que tratar das outras enfermidades".

"É preciso a contratação, mesmo que temporária, de um contingente suficiente para aplicar cinco vezes mais que esta média", afirma um médico que atua em PSF. Já uma enfermeira diz que as equipes atuais estão trabalhando mais que o ideal e precisam de reforço urgente. "Estamos todos esgotados".


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.

     


morena fm