a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
gilson prata e fernando gomes
25.Maio.2019

Delegado não investigou os mandantes, óbvios

por isso o Ministério Público Estadual pediu a reabertura do inquérito para que eles sejam identificados e punidos. O pedido também foi uma recomendação da Sociedade Interamericana de Imprensa, SIF e da Organização dos Estados Americanos, OEA. Até hoje não foi atendido pelo TJ.

O policial que executou Manoel Leal pelas costas foi condenado a 18 anos de cadeia. O motorista do carro, Marcone Sarmento, também foi condenado, mas a uma pena leve demais. Já os mandantes nunca foram incomodados e gozam de impunidade há 21 anos.

Em dezembro de 1997 Manoel Leal publicou no jornal A Região matéria explosiva, comprovada por documentos oficiais, mostrando que o então prefeito Fernando Gomes tinha pago propina para o delegado de Salvador Gilson Prata e sua equipe, que incluía Monzar.

Prata perseguiu e prendeu vários adversários do prefeito, com alegações falsas e sem mandado, exibindo-os algemados em carros no meio da rua, de forma humilhante. Um deles morreu de infarto ao ser submetido à vergonha. Outro sofrem disturbios até hoje.

Indícios fortes

O assassino condenado Monzar, além de subordidado a ele na polícia, era sócio de Gilson Prata em uma empresa de segurança de Santo Antônio de Jesus, origem, por sinal, da Silverado usada no crime. Sua presença em Itabuna no dia e local do homicídio foi confirmada por testemunhas.

Monzar não tinha motivo para estar na cidade nem conhecia ninguém nela. Sua única ligação foi aquele "trabalho" em dezembro. Já Marcone é amigo intimo de Maria Alice Araújo, o braço direito de Fernando Gomes, e tinha cargo de motorista na Prefeitura de Itabuna.

Maria Alice, Fernando Gomes e Gílson Prata, apesar de ter motivos, meios e oportunidade, e da ligação íntima com os dois assassinos condenados, nunca foram investigados como suspeitos de ter encomendado o assassinato de Leal.

Gostou? Repasse...



Precisamos de sua ajuda

O jornal A Região sempre acreditou naquela máxima de que o pior não é a ação dos maus e sim a omissão dos bons. Por isso nunca nos omitimos, nunca deixamos de denunciar um corrupto, de exigir bons governos, de criticar as coisas erradas. Mas isto tem um custo.

É um custo que começa com os políticos denunciados pressionando as empresas a não anunciar no jornal e termina com o assassinato de nosso fundador e editor, Manoel Leal, depois de denunciar um prefeito e um delegado corruptos. O custo final é o fechamento do jornal e a perda de uma voz independente e que não se omite.

Nós mantemos A Região com muito sacrifício, sem dinheiro, sem suporte. Por isso queremos sua ajuda, a ajuda dos bons, para que os maus não fiquem livres para cometer seus crimes sem ser denunciados ou importunados.

Se voce quer participar da luta para manter A Região vivo e independente, nos ajude doando quanto quiser. Basta clicar neste botão. Ou fazer transferência para Bradesco, ag 0239-9, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, CNPJ 96.770.516/0001-94. E vamos à luta.