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16.Outubro.2021

"Berço" de Itabuna faz 206 anos sem o básico

ferradas


mas o aniversário será muito festejado. O bairro já existia 100 anos antes de Itabuna e foi dali que a nova cidade surgiu, há 206 anos que se completam nesta terça, 19. Para homenagear o "berço" da cidade, a Câmara de Vereadores promoveu sessão especial na quarta-feira, 13, a pedido de Manoel Porfírio.

Diversos vereadores falaram do peso cultural e socioeconômico de Ferradas, que começou como aldeia pertencente a Ilhéus e se transformou em parada obrigatória na rota que ligava Ilhéus a Vitória da Conqusita. Era ali que os viajantes vendiam e compravam mantimentos, além de descansar os cavalos.

Esta vocação moldou o futuro de Itabuna, que se tornou o principal polo de comércio e serviços do sul da Bahia. Ferradas também deu ao mundo um de seus maiores escritores, Jorge Amado, além do poeta Telmo Padilha.

Inchada sem preparo

Hoje, abandonado por vários prefeitos seguidos, o bairro merecia mais que "homenagem". Ele inchou com 10 mil novos moradores depois da construção de condomínios de projetos federais, como o Jubiabá e o Gabriela, mas não foi preparado para suprir suas necessidades.

Falta saneamento básico, quase inexistente, faltam mais postos de saúde, escolas e segurança. Um caminho para não depender de prefeitos que ficam longe, a Ação Comunitária de Cultura e Cidadania de Ferradas quer transformar o distrito em vila.

Segundo Zen Costa, a Accodec vai pleitear o novo enquadramento primeiro na Câmara Municpal de Itabuna, depois o processo vai para a Assembleia Legislativa da Bahia e, finalmente, para aprovação no Congresso Nacional.

Comemoração

A Prefeitura vai comemorar os 206 anos de Ferradas durante toda a terça-feira, 19. O bairro, a 12 quilômetros do centro, nasceu no século XIX como aldeamento dos índios Guérens, Camacans e Pataxós, depois de ressocializados na era colonial.

A programação começa às 7 horas com um Aulão Funcional, ministrado pelo professor Danilo Cezar, seguido de Funciofut (Funcional com Futebol para Crianças), brincadeiras e jogos recreativos sob a coordenação da Secretaria de Esportes e Lazer.

A partir das 9 horas, em seis estandes, começa o atendimento das demais secretarias. A de Agricultura e Meio Ambiente vai promover a distribuição de 700 mudas de frutíferas e essenciais florestais. Uma equipe de agrônomos e técnicos da Seagrima dará as orientações de plantio e manejo.

A Secretaria de Promoção Social vai fazer o atendimento com assistentes sociais e psicólogos, além de promover a inclusão e atualização no cadastro único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e dar orientação sobre programas sociais.

Aferição de pressão arterial, testes de glicemia, autoexame de mamas, panfletagem e orientação sobre a prevenção do câncer serão oferecidos pela secretaria de Saúde. A de Indústria e Comércio vai atender os microempreendedores individuais.

A partir das 14 horas, a Fundação Marimbeta fará apresentações de dança, a Fala do Escritor Ferradense, com Gustavo Veloso, autor do livro “Ferradas: Um Capítulo na História do Brasil”; capoeira, Certificação de Reconhecimento para pessoas que residem em Ferradas e show de Carlos Santana.

Às 17 horas, haverá Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 206 anos da antiga Vila Imperial Dom Pedro de Alcântara (Dom Pedro II), oficiada pelo padre Roberto dos Santos, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição de Ferradas.

Entre 18 e 20 horas, a programação será da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com apresentação do Hino Nacional e Monólogoo. Em seguida, o prefeito Augusto Castro assina Ordens de Serviço para a construção de quadra de areia e do Espaço Comunitário.


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1.Junho.2021

Nova estrada não duplica nem resolve o problema

nova estrada


do alto fluxo de veículos entre Itabuna e Ilhéus. A obra anunciada pelo estado não duplica a Rodovia Jorge Amado e cria um novo problema, gerando um congestionamento constante no Banco da Vitória, onde a nova estrada, que será de mão única na direção do litoral, termina.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que é da base do governador, disse que a nova rodovia "ligando os maiores municípios do sul da Bahia", "realiza esse sonho de várias décadas da população sulbaiana". Mas a nova estrada não liga as duas cidades, parando bem antes.

Também não é o "sonho de várias décadas". Este era a duplicação real da estrada, da saída de Itabuna até a chegada em Ilhéus. O projeto também previa uma ligação da BR-101 até o começo da nova pista, além de saídas essenciais para o futuro Porto Sul e o litoral sul.

Não tem o essencial

Na altura do Banco da Vitória, onde a estrada estadual vai terminar, o projeto previa uma pista ligando diretamente à zona norte, outra à zona sul, desafogando o tráfego, principalmente no verão, quando milhares de carros têm que entrar na cidade para seguir até as praias.

A estrada estadual não tem nada disso. Ela aproveita uma estrada de terra que já existe entre os dois pontos. Não prevê ligação alguma ao Porto Sul, como no projeto original, tornando-a uma obra inútil para o sul da Bahia se o Governo Federal não intervir e construir o restante do original.

A nova estrada, além de não resolver o problema, custará R$ 40 milhóes a mais que a do projeto original, um mistério que deveria ser investigado pelo Ministério Público. Ao fazer uma meia obra com dinheiro estadual, o governo baiano evita ser fiscalizado pelo TCU.

Mentiras oficiais

O anúncio da obra está cheio de mentiras. "A rodovia vai ser importante para o desenvolvimento econômico do Litoral Sul baiano, porque facilitará a ligação da região com o Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul do estado". A nova estrada não tem ligação sequer com a BR-101.

"Em Ilhéus, o escoamento da produção de grãos em direção ao Porto de Malhado será beneficiado com a implantação da via". As carretas de grãos vêm pela estrada de Uruçuca. Se mudarem para a nova estadual, vão congestionar o Banco da Vitória. E não existe ligação com a BR-101.

O estado diz que a estrada vai facilitar "o transporte de produtos agrícolas e do minério da região de Brumado em direção ao Porto Sul, que será construído em breve". Esta é a maior mentira, já que todo o transporte será feito pela Ferrovia de Integração Oeste/Leste.

Por fim, o anúncio do estado diz que a estrada "vai proporcionar melhoria no deslocamento entre as duas cidades", algo improvável, devido ao gargalo que será formado em Banco da Vitória. Outra falácia é a de que facilita o acesso às praias, como apontou o Jornal das Sete, da rádio Morena FM.

Todos os motoristas terão que entrar em Ilhéus do mesmo jeito que fazem hoje, além de enfrentar o afunilamento no Banco da Vitória. Sem ligar as duas cidade, sem ligação com a BR-101, nem saídas para as zonas norte e sul do litoral, a nova estrada é uma obra cara e inútil.


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