Calango.com
A Regiao
Volta ao inicio
Inicio
Fale conosco | Tempo na Bahia | Servicos | Quem somos
Opinião

ARegiao.com.br
:: Ultimas
:: Geral
:: Itabuna
:: Ilhéus
:: Bahia
:: Malha Fina
:: Charge!
:: Internet
:: Giro Geral
:: Giro da Bahia
:: Entrevistas
:: Artigos
:: Serviços
:: Comercial
:: Contatos
 
 
Morena FM 98.7
Anuncie aqui: (73) 617-0335

10 de Julho de 2004

Angela Sousa, candidata a prefeita de Ilheus
"A política nunca deu espaço para as mulheres"

       e a participação feminina, embora importante, ainda é muito tímida. A avaliação é da professora Ângela Sousa, única candidata a prefeita de Ilhéus. Filiada ao Partido dos Aposentados da Nação (PAN), Ângela faz questão de deixar claro que está preparada para administrar Ilhéus, mas que não desenvolverá essa tarefa sozinha.
       Ela se diz retaliada pelo prefeito Jabes Ribeiro, que não lhe teria dado condições de trabalho, e afirma que rompeu porque "o atual prefeito prometeu muito e cumpriu pouco". Afirma que também faz oposição ao grupo carlista.
       A vice de Jabes chegou a ser considerada sua possível escolha em 2003, mas de repente se desligou do grupo e passou para um partido de oposição. Nos últimos meses foi tida como vice de vários outros candidatos, mas afinal se manteve como cabeça de chapa.

A Região - O fato de ser a única mulher entre os candidatos ajuda ou prejudica?
       Nossa preocupação no momento não é com o sexo e sim com o desejo de ver uma Ilhéus melhor e mais comprometida com o povo, mas é claro que o fato de eu ser a única mulher concorrendo à Prefeitura pode ajudar um pouco se as mulheres tiverem um grau de consciência e capacidade de mobilização grande. Vou levar para o meu governo a sensibilidade e o zelo, típico das mulheres, para que o povo seja tratado com mais respeito e decência.

AR - Por que em Ilhéus a participação da mulher na política ainda é tão tímida?
       Porque a própria política ilheense nunca deu muito espaço para as mulheres, ainda traz resquícios da cultura coronelista e patriarcal, mas aos poucos as mulheres vêm conquistando seu espaço em diversos setores. Na política não é diferente, já temos uma vereadora e Ilhéus vai ter a sua primeira prefeita.

AR - A senhora afirma que rompeu com o prefeito. O que lhe levou a tomar essa decisão?
       O sistema de governo por ele aplicado, de muitas promessas e poucas ações, desde o início não me agradava e eu percebi que era possível fazer muito mais pelo povo, então resolvi não compactuar com este sistema e rompi com ele.

AR - A senhora se sente traída por Jabes?
       Infelizmente o método de trabalho dele é este e ele não dá espaço a quem pretende desenvolver um trabalho pelo povo. Jabes limitou a minha capacidade de ação. Para se ter uma idéia, meu gabinete contava com um orçamento mensal de míseros R$2 mil para atender uma população carente de mais de 110 mil pessoas e o telefone do gabinete está cortado desde o mês de março.

AR - As pessoas indicadas pela senhora ainda ocupam cargos de confiança na Prefeitura?
       Como vice-prefeita eleita pelo povo, tenho três funcionários no gabinete, porém já foram colocados à disposição do prefeito, a quem compete nomear e exonerar. Fora isso não tenho nenhum cargo de confiança na Prefeitura, apenas continuarei sendo a vice-prefeita até o dia 31 de dezembro de 2004, ele queira ou não.

AR - A senhora afirma que é carlista e o prefeito também. Como fica o carlismo aqui?
       Pelo que me consta só existe uma candidatura a prefeito apoiada pelo governo do estado, que é a do grupo de Jabes. Eu sou oposição ao poder municipal e ao carlismo também.

AR - Por que a escolha do ex-vereador Cipá como seu companheiro de chapa?
       Fizemos coligação com o PV e o PSDC e o nome do ex-verador Cipá, que tem uma conduta ilibada, foi indicado pelos companheiros para ser vice. Aceitamos com muita alegria, pois o seu passado político não tem nada que o desabone, também é bem querido e respeitado por aqueles que o conhecem, além de ter a mesma ideologia nossa, que é ver Ilhéus crescer social e economicamente.

AR - A senhora discutiu alianças com Roland, Pipa, Valderico, Jamil e Dr. Ruy?
       No processo político é comum as conversações, pois sozinho não chegamos a lugar algum e precisamos unir as forças para uma mudança radical. Não houve acordo porque muitos deles nos subestimaram e não quiseram admitir que nós somos quem mais tem chances de tirar Jabes do poder. Alguns queriam nos colocar como vice, só que temos um projeto maior para Ilhéus. Estou feliz com a aliança que fizemos.

AR - Dizem que a senhora não está preparada para administrar Ilhéus. Está?
       Temos dito sempre que não trabalharemos sozinha, mas com pessoas tecnicamente capacitadas e comprometidas com Ilhéus. Não adianta ter PHD em política ou ser político profissional e não ser sensível às necessidades do povo, e isto Deus tem nos dado e estamos aqui para fazer a diferença. Temos recebido apoio das mais diversas vertentes, pessoas que tem contribuído com idéias e projetos que futuramente poderão ser aproveitados. A elaboração do nosso plano de governo contará com pessoas gabaritadas e com a participação popular.

AR - Passados oito anos dessa administração, onde a senhora acha que o atual governo errou?
       Em prometer muito e cumprir pouco. Não precisa falar muito porque toda a sociedade já avaliou o governo de Jabes e sabe onde ele pecou. É só andar pelas ruas da cidade.

AR - Se eleita prefeita de Ilhéus, quais serão as prioridades de sua administração?
       Nossa proposta de governo está baseada no que temos observado no nosso lindo município. Ilhéus é eminentemente turística, conhecida nacional e internacionalmente, nossa cultura é forte e temos paisagens naturais belíssimas, por isso investiremos fortemente no turismo, pois com isso estaremos também gerando muito emprego e renda para a cidade. Vamos investir também na agricultura, trabalhar nos distritos com a diversificação agrícola e dar incentivos aos produtores.

AR - A senhora fecharia parcerias com o governo carlista, da qual é opositora?
       Queremos firmar parcerias com o governo estadual, federal e com ONGs para efetivar uma forte política social, que atenda as necessidades do nosso povo. Uma boa educação e saúde são direitos fundamentais de todo cidadão e para garantir isto vamos elaborar programas que atendam os anseios da população com eficácia e dignidade. Além de todas essas prioridades estamos preocupados com o fortalecimento do comércio, do porto, da construção de uma nova ponte para o Pontal e muitas outras reivindicações. Enfim, faremos um governo transparente e participativo, sempre pensando no bem de Ilhéus.

 

Calango o portal da Bahia
folhaWeb
Uma seção sobre internet, em especial a do sul da Bahia

Cotações
Dolar, Cacau, Boi Gordo, Café e Leite

Eventos
A agenda de eventos da Bahia, do portal Calango.com

Links
Os sites recomendados por A Região

Balaio
Os classificados online de A Região

Marcel Leal
Artigos do presidente da Rede Morena

Caso Leal
Mais de 5 anos de impunidade

Calango.com
Conheça o Portal da Bahia

Propaganda
Saiba como anunciar em A Região e confira a pesquisa de audiência


[ Geral ] ....  [ Itabuna ] ....  [ Ilheus ] ....  [ Bahia ] ....  [ Malha Fina ] ....  [ Comercial ] ....  [ Giro Geral ]

Copyright©2004 A Região Editora Ltda, Praça Getúlio Vargas, 34, 45600-000, Itabuna, BA, Brasil
Telefax (73) 211-8885. Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.