a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
alergias
26.Maio.2018

As alergias são cheias de mitos e verdades

até porque são bastante comuns e atingem cerca de 30% da população mundial. Ou seja, se você não é alérgico, é muito provável que alguém muito próximo tem ou já teve alguma crise. Por sso, trazemos seis mitos comentados pela Dra. Mariana Sasse, gerente médica da GSK.

Apenas fatores novos desencadeiam alergias? Mito. “É muito comum os pacientes chegarem ao consultório relacionando um quadro alérgico a algo novo utilizado, como shampoo, sabonete, remédio ou roupa. A alergia é a resposta excessiva do organismo a alguma coisa que deveria ser tolerada”.

Ela explica que pode ser um remédio que a pessoa usa há 20 anos, pode ser um sabonete que sempre usou e, por algum motivo, desenvolveu a alergia. São agentes presentes na nossa rotina e bem conhecidos. No caso da alergia respiratória, normalmente são poeira, ácaros e mofo.

Cigarro e asma

Rinite e asma. Um desencadeia o outro? Depende. “Existe uma relação muito frequente entre as duas doenças. Cerca de 80% das pessoas que têm asma, apresentam também rinite”. Por outro lado, a rinite alérgica é um fator de risco para a asma, sendo observado que em torno de 40% dos pacientes.

O cigarro piora o quadro dos alérgicos? Verdade. O tabagismo causa inúmeros malefícios para a saúde. Ele é um irritante da mucosa nasal e respiratória3 e por isso é um fator que contribui para a sensibilidade da mucosa, piorando os casos alérgicos.

As pessoas tendem a apresentar quadros alérgicos mais frequentes no inverno? Depende. A alergia se dá por sintomas sazonais ou perenes. Os sazonais estão relacionados à sensibilização e à exposição ao pólen. Quando por motivos perenes, como ácaros e poeira.

Remédios e sono

Todo remédio para alergia causa sono? Mito. Hoje em dia existem anti-histamínicos de várias gerações. “Os de primeira geração realmente dão bastante sono, mas hoje já temos produtos que não causam sonolência, sendo bem tolerados e seguros”.

A alergia respiratória é considerada uma doença crônica? Verdade. A asma e a rinite são doenças inflamatórias crônicas das vias respiratórias, desencadeadas pela exposição frequente e repetida aos alérgenos inaláveis e agravada por poluentes ambientais.

Por isso é fundamental que as pessoas tenham cuidados frequentes com a casa e com a saúde. “Se você vai para uma casa de praia ou uma casa de campo, por exemplo, o ideal é que essa casa seja limpa (tirar poeira, aspirar o colchão, limpar cortinas), deixar as janelas abertas para ser arejada.