a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
profissoes
24.Fevereiro.2018

Perguntas podem ajudar a escolher profissão

durante o período em que você ainda está no Ensino Médio. Para a pergunta “o que você vai ser”, é melhor usar outras para descobrir. Além disso, é importante sempre ter em mente que não é uma escolha imutável. Você pode decidir fazer uma transição de carreira no futuro.

Um dos métodos para auxiliar estudantes a descobrir com qual área eles se identificam é o teste vocacional. Uma avaliação séria conta com diversas etapas e profissionais, como psicólogos e pedagogos, além de questionários elaborados com essa finalidade.

É uma boa alternativa, mas não é nem de longe uma solução definitiva. Ela não resolve seus problemas, apenas te aponta caminhos possíveis. Abaixo, confira quatro perguntas que você pode fazer para escolher uma graduação:

Quais são minhas habilidades? Saber no que você é bom ajuda a escolher o curso que você pretende seguir. Mais do que isso, é necessário aliar o que você sabe fazer com o que você gosta. Descubra em quais profissões você pode aplicar o que já sabe e que lhe interessa.

Quais atividades eu vou gostar? Essa pergunta só pode ser respondida depois de uma análise aprofundada sobre a carreira que você deseja seguir. Um psicólogo que não gosta de lidar com pessoas e um médico que não gosta de ver sangue, por exemplo, são incompatíveis com as profissões.

Realização

Por outro lado, liste aqueles itens que te deixariam realizado e as atividades que você amaria executar. Esses prós e contras te ajudarão a colocar na balança o que é mais importante para você. Depois considere se o mercado para essa profissão é promissor.

Analisar o mercado de trabalho antes de escolher um curso é fundamental. Se questionar se o mercado de trabalho é promissor não significa saber se você vai ganhar muito dinheiro, e sim se você terá oportunidades e quais serão os caminhos que poderá seguir.

Qual é a minha personalidade? Essa é mais ampla e tem muito a ver com autoconhecimento, mais do que com a profissão. Essa etapa é importante para você listar seus hobbies, desejos, ambições, objetivos e estilo de vida que pretende alcançar. Respondendo tudo, o caminho fica claro.