Virose infantil lota hospital de Itabuna

Depois da Covid, hoje a doença que mais preocupa Itabuna é a dengue, que está voltando e já acumula mais de 2 mil casos. Mas não é a única. O Hospital Manoel Novaes está tendo uma onda internações de crianças com doenças respiratórias, principalmente com o Vírus Sincicial, que gera infecção dos brônquios.

Ele é mais presente na faixa de idade até dois anos, explica a diretora Fabiane Chávez. A pediatra conta que a maior quantidade de atendimentos de pacientes com este virus acontece de março a agosto, mas neste ano o número de casos tem sido superior aos dos anos anteriores.

Nesta quinta-feira, das quatro crianças que esperavam por vaga na UTI, três sofriam com o Vírus Sincicial. E esta falta de vagas não ocorre somente em Itabuna, mas em toda a Bahia. Fabiane explica que a situação fica mais crítica porque o Manoel Novaes não atende apenas moradores de Itabuna.

Pacientes de cidades do extremo-sul, baixo sul e até do sudoeste procuram o hospital, por ser referência no estado. Além disso, ele recebe pacientes graves com diversas doenças, não apenas respiratórias. E a criança com vírus sincicial tem de ficar isolada das outras para evitar a transmissão, destaca Fabiane.

Os principais sintomas são febre e dificuldade de respirar. O paciente demora um pouco para apresentar melhora porque o ciclo do vírus dura de 7 a 10 dias, mas a respiração acelerada pode ocorrer por até três meses. Não existe um remédio específico para livrar, de imediato, o paciente do vírus.

O tratamento basicamente é feito com hidratação e medidas de suporte, com oxigênio. "Não podemos medicar esses pacientes com antibióticos”, explica Fabiane. Ela alerta que, no caso de prematuros, a situação é ainda mais preocupante, porque não se deve colocar paciente com bronquiolite junto com os outros.

“A bronquiolite é letal para os prematuros e os cardiopatas. Por isso, precisamos providenciar um leito de isolamento para esse tipo de paciente”. A médica explica que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas.

Além do Vírus Sincicial, a bronquiolite pode ser causada pela Influenza ou adenovírus. O vírus respiratório é transmitido da criança infectada para outra pelas secreções do nariz ou da boca. O contágio ocorre com mais facilidade nos primeiros dias de infecção e a incubação do vírus ocorre de 2 a 8 dias.

A pediatra destaca que a maioria das crianças acometidas pelo Vírus Sincicial apresenta sintomas respiratórios leves ou moderados. “Temos várias crianças se recuperando em apartamentos e enfermarias, sem necessidade de internação em UTI, mas temos observado um aumento no número de pedido de vagas para internação”.

17:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm