Por descaso, Bahia perde área para o TO

O deputado federal e candidato a governador João Roma lamentou a perda da Vila de Pamambi, no oeste da Bahia, para o Tocantins, que a anexou. "A perda do povoado de Pamambi no Oeste da Bahia para o Tocatins reflete o descaso do gov do PT com essa próspera região, que tantas riquezas gera pra Bahia".

"A omissão petista causou a perda de terras de grande valor e potencial agrícola, onde vivem baianos esquecidos pelo PT", completou Roma. O distrito fica na fronteira entre Mateiros (TO) e Formosa do Rio Preto (BA), na região do Jalapão, e tem cerca de 500 habitantes.

Seu valor não é populacional, mas sim as terras, que são ideais para o plantio da soja. A vila ficava dentro da Bahia, mas foi ignorada pelos governos do PT nos últimos 16 anos. A prefeitura de Mateiros é que vem pagando os custos e fornecendo escola, posto médico e outros serviços.

Como o Governo da Bahia nunca se importou com o lugar, o novo governador do Tocantins, Wanderley Barbosa, resolveu se apossar da área de vez. Ele contou com uma decisão do STF dizendo que os moradores preferem pertencer a Tocantins, onde conta com energia, saúde e educação.

O caso passou anos sendo discutido nas Assembleias Legislativas dos dois estados, sem uma decisão. Os técnicos da Alba que trabalharam no caso dizem que o governo baiano nunca se importou com Panambi nas quatro gestões do PT. O resultado é a perda de plantios de soja para o estado vizinho.

19:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm