Cacau de Itabuna é melhor do Brasil

Uma variedade cultivada em Itabuna foi a vencedora do III Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial, entregue na segunda-feira. Ao todo 94 amostras foram inscritas nas categorias Mistura e Varietal, das quais 22 seguiram para a segunda etapa da disputa e pelos prêmios, que somavam R$ 24 mil.

Nesta edição, o Pará liderou o ranking, conquistando todos os lugares do pódio da categoria de blends, incluindo um empate técnico na terceira posição. O produtor Robson Brogni, de Medicilândia, foi o grande destaque da categoria e conta que vem trabalhando a qualidade de seu cacau há vários anos.

Na categoria de variedade única, a Bahia garantiu as duas primeiras posições, com Cláudia Calmon de Sá, da Agrícola Cantagalo, de Itabuna, em primeiro. Ela é produtora há 10 anos e produz sua variedade há 3. Cláudia diz que ficou "muito emocionada e feliz porque isso é fruto de muito trabalho e dedicação”.

O terceiro lugar na categoria Varietal foi uma revelação. Em seu primeiro ano de participação, Rondonia emplacou um vencedor, o produtor Mauro Tauffer, de Buritis, terceiro na categoria. Ele afirmou que, por ser mais novo na produção de cacau, sente uma responsabilidade muito grande em representar seu estado. Foto de Ana Lee.

19:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm