Vereadores criticam lockdown e pedem UTI

Os vereadores de Itabuna rejeitam o fechamento do comércio para combater a pandemia de coronavirus. Eles defendem mais apoio aos infectados. O presidente da Câmara, Erasmo Ávila, alerta para os impactos sociais causados pelo desemprego no setor, como ocorreu em 2020.

Ele entende que o municícipo precisa de maior suporte do governo estadual, por exemplo, na ampliação da estrutura de atendimento a pacientes, que não são apenas da cidade. “Nós somos portas abertas e o município de Itabuna está pagando uma conta alta".

"A Câmara se sensibiliza com a questão da Covid, mas precisamos de uma resposta mais eficaz do estado, e não fechando o comércio e desempregando o povo, que vai morrer de fome, ter problemas psicólogicos... Nós repudiamos este tipo de ação.”

Erasmo sugere outras ações. “Seria interessante o governo do estado abrir o Hospital São Lucas, pegar uma UPA desativada e fazer um hospital de campanha. Já que estamos em estado crítico, faz uma ação material. Porque o comércio não é 100% responsável por esses casos”.

Já o vereador Solon Pinheiro afirma que "a população não pode pagar por erros de gestores. Por que leitos foram fechados num momento que a pandemia ainda não tinha acabado? Não cabe comprometer a economia, comprometer o comércio diante dessa situação”.

Israel Cardoso e Francisco Gomes lembram a relevância da fiscalização das medidas contra aglomerações, inclusive durante o dia, quando é mais intensa a movimentação e torna-se frequente ver pessoas sem máscara. Francisco quer que os supermercados sejam mais fiscalizados, por ter maior fluxo de pessoas.

“Entendo a situação da saúde. Sou solidário com quem está doente, ou perde um familiar, mas precisamos discutir outras estratégias para controlar a pandemia sem que se crie um outro problema, que é o aumento do desemprego, o aumento dos problemas sociais", pondera Israel.

18:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm