Tempestade deixa Itabuna em alerta

As fortes chuvas que começaram a cair em Itabuna na manhã de sexta-feira colocaram a Prefeitura em alerta. Existe previsão de pancadas de chuva também no final de semana. Por isso, a Defesa Civil está orientando a população a, em caso de acidentes ou risco iminente, entrar em contato pelo número 153.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, visitou na tarde de sexta-feira as famílias vítimas do temporal. A maioria dos atingidos contou com o apoio da Prefeitura, que mobilizou equipes de diversas secretarias para socorro e remoção de pessoas, cadastramento e avaliação de áreas de risco.

Augusto também visitou a Avenida Juracy Magalhães, onde uma encosta que estava coberta com lona voltou a deslizar. Quando chove há deslizamento de terra o que causa apreensão a famílias que residem na parte alta da Rua Abílio Caetano de Almeida, no Alto Maron. O prefeito pediu novas medidas aos técnicos da Infraestrutura.

Depois, seguiu para Rua da Ladeirinha e travessas Mercedes, onde há cinco casas em área de risco em um barranco. O prefeito também esteve nos conjuntos habitacionais Jubiabá e Gabriela, que sofrem com transbordamento do Riacho Jacaré, que encobre a pista de acesso. O problema é recorrente.

A secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, relata que pela manhã houve muitos pedidos de apoio às famílias atingidas. A maioria dos casos foi registrada em áreas onde chuvas já tinham deixado desabrigados no passado, como os bairros de Fátima, Maria Pinheiro e São Roque, onde casas são invadidas pelo Riacho Água Branca.

Na Rua das Flores, no Maria Pinheiro, há uma área de risco onde a água entra pelo fundo das casas e sai pela porta da frente de algumas delas, com danos aos móveis e utenslios. Os moradores devem ser relocados para que fiquem em segurança. Também há área de risco próximo ao local conhecido como Caldeirão.

Augusto determinou a criação de um Gabinete de Crise para acompanhar a situação em toda a cidade. A secretária Mariana recebeu na sexta pela manhã um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre as condições de tempo severo em todo o litoral baiano.

A Defesa Civil Nacional emitiu o alerta de que muitas localidades podem ficar com o solo encharcado de água, deixando áreas propícias para deslizamentos de terra. Em Itabuna, o estado de alerta permanece durante todo o período, pela possibilidade de alagamentos.

22:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm