Rui quer vacinar sem aval da Anvisa

O governador da Bahia, Rui Costa, solicitou que a Procuradoria Geral do Estado ingresse com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo uma decisão em caráter liminar e emergencial para efetivar a compra da vacina russa Sputnik V, que não tem aprovação da Anvisa.

Assim como remédios, vacinas que não passam pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária podem causar problemas sérios de saúde e até levar à morte. Por isso, a lei só permite a venda de produtos do setor depois que a Anvisa confirma a segurança para o paciente.

Os fabricantes de vacinas contra a Covid exigem no contrato que sejam imunes a processos em caso de danos aos pacientes. Se uma pessoa que tomou a vacina tiver sequelas ou morrer, a família não terá a quem processar. Mesmo assim, o governador Rui Costa se recusa a esperar a avalização da Anvisa.

A vacinação em todo o país vai começar na próxima quarta-feira e a Bahia não teria como comprar, receber e iniciar a vacinação antes disso. As vacinas são responsabilidade do Governo Federal, cabendo a estados e municípios a execução, com seringas, agulhas, pessoal e pontos de imunicação.

22:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm