ProUni inscreve até esta sexta-feira

Interessados em participar da primeira seleção de bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) podem se inscrever até esta sexta-feira (15). Segundo o Ministério da Educação (MEC), as faculdades privadas oferecerão 162.022 bolsas de estudo, sendo 76.855 integrais e 85.167 parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.

Na Bahia, estarão disponíveis 3.993 bolsas integrais e 5.929 parciais. A relação das instituições e dos cursos pode ser consultada na página do programa na internet. Também é possível pesquisar as opções oferecidas por cidade, por tipo de bolsa e modalidade (presencial ou a distância).

De acordo com o MEC, os estados com os maiores números de bolsas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa.

Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 3.300). O candidato também precisa ter feito a edição mais recente do Enem, ter alcançado no mínimo 450 pontos de média das notas e não ter tirado zero na redação.

Além disso, o interessado deve ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública também podem disputar uma bolsa mas, neste caso, não se aplica o limite de renda.

Como o resultado do Enem 2020 só será divulgado após o término do processo seletivo, neste semestre, excepcionalmente, os interessados serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019. O resultado da primeira chamada será divulgado neste mês, no dia 19.

O ProUni oferece mais duas oportunidades para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo, que são a segunda chamada e a lista de espera. O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa.

18:54  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm