CCZ descarta "surto" de escorpiões
Em julho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) alertou a população ilheense sobre a época do ano favorável ao surgimento de escorpiões, período que as fêmeas têm maior concentração de veneno. Cinco meses se passaram e o setor não registrou casos nem recebeu solicitação de vistoria em domicílios ou terrenos.
Mas nesta semana um blog da cidade publicou que um morador do Residencial Sol e Mar (Minha Casa e Minha Vida), na zona sul, teria encontrado escorpiões em seu apartamento, o que deixou os moradores estariam preocupados com uma possível infestação. No final, o veículo citou uma "epidemia".
O Jornal das Sete, da rádio Morena FM, entrou em contato com o CCZ, que é coordenado por Paula Rocha. Segundo informou, ninguém entrou em contato com o CCZ para solicitar uma vistoria no local e a imagem mostrada na publicação não comprova nada.
Ela esclarece à população que os principais disseminadores de escorpiões geralmente são cemitérios e imóveis insalubres. Paula cita os terrenos com entulho e mato alto, residências com acúmulo de inservíveis, madeiras, sobras de construção e redes de esgoto expostas.
Algumas espécies têm expectativa de vida de até 10 anos e, para evitar a presença dentro de casa, é necessário tomar alguns cuidados preventivos. Como o escorpião se alimenta de baratas, é bom evitar o surgimento do inseto, mantendo o ambiente bem limpo.
Outra dica é evitar pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho, que são os locais prediletos dos escorpiões. Caso identifique áreas assim, comunique e solicite do Centro de Controle e Zoonoses, pelo telefone (73) 99924-6384, uma vistoria e orientações.
Caso alguém seja picado por um escorpião, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) recomenda ir imediatamente ao hospital mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente. Paula dá outras dicas:
Manter limpos os quintais, não acumulando folhas secas, lixo e entulhos. Remanejar periodicamente materiais de construção, usando luvas de couro para proteger as mãos. Colocar o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos. Conservar camas e berços afastados, no mínimo, 10 centímetros da parede.