Artistas atacam secretário de cultura
Mais de 100 artistas e produtores culturais que atuam na Bahia assinaram um manifesto contra o jornalista Bruno Monteiro, secretário de Cultura da Bahia. No texto, o gestor é chamado de "alienígena que caiu de paraquedas no cargo", informou o Jornal das Sete, da rádio Morena FM 98, de Itabuna.
Segundo os artistas e produtores, a gestão cultural estaria subordinada a interesses partidários e segue dependendo quase que exclusivamente de recursos de leis emergenciais que foram desenvolvidas durante a pandemia, como a Paulo Gustavo e a Aldir Blanc.
“É lamentável que um estado como a Bahia, matriz da cultura brasileira, berço de uma das mais vigorosas expressões artísticas da América Latina, não disponha de dotação orçamentária própria e estruturada para seu campo cultural”, diz o manifesto.
O grupo reivindica iniciativa como a criação de políticas permanentes de fomento, inclusão de recursos próprios no orçamento estadual, promoção periódica de editais, continuidade de projetos culturais e a implementação do Plano Estadual de Cultura, que foi aprovado em 2014 e está engavetado desde então.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
