Professora desmonta farsa do Ideb BA

Uma professora do governo do estado demoliu o discurso do governador Jeronimo Souza (PT), que comemorou a melhora da Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é avaliado com base no índice de aprovação e nas notas de português e matemática.

Segundo Jeronimo, "o estado subiu da 22ª para a 18ª posição nacional. O avanço da Bahia no Ideb demonstra os esforços do governo estadual para melhorar o ensino público. Em 2023, a Bahia registrou um índice de 3,7, enquanto em 2021 foi 3,5 e, em 2019, alcançou 3,2," afirmou.

Jeronimo omitiu um dado importante. A primeira é que, apesar de "melhorar" no Ideb, a Bahia tem as piores notas de português e matemática de todo o país. O estado tem uma nota média de 4,01, perdendo para o Maranhão (4,03) e o Rio de Janeiro (4,10). Como é possível ter as piores notas, mas subir para 18º? Uma professora explica.

Ensinando na rede estadual há 25 anos, ela desmontou a farsa num post na rede X. A docente explica que o Ideb é avaliado com base no grau de aprovação.

"Se o cidadão está sendo aprovado, significa que ele está aprendendo, Correto? Não, errado", diz a professora. Ela conta que "existe uma ordem vinda de cima, da Secretaria de Educação, dizendo não reprova ninguém, independentne de qualquer coisa".

A professora explica que alunos que não frequentam as aulas e que perderam em quatro, cinco, seis disciplinas, estão sendo aprovados. Os professores se reúnem no final do ano, no Conselho de Classe, reprovam os alunos com notas baixas. A decepção acontece depois.

"Quando a gente sai de férias e volta para a escola, tá lá o indivíduo que filou, não frequentou, que foi displicente, que não fez nenhum exercício, não aprendeu nada. Tá ele lá, contemplado pelo governo do estado com a aprovação". E arremata: "se no futuro voce perceber que o diploma não serve para o cidadão limpar uma fossa, a culpa é desse cidadão aí (Jeronimo), e não dos professores".

4:04 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro