Prefeitura combaterá abusos na praça

Os problemas encontrados na Praça Otávio Mangabeira, noticiados no programa Conexão Morena, da Morena FM, parecem ter chamado a atenção das autoridades. O programa recebeu relatos de banheiros sujos, adolescentes em brinquedos para crianças, invasão de camelôs e lixo jogado na grama.

A Prefeitura de Itabuna definiu nesta sexta-feira, em encontro dos secretários, um esquema de gestão compartilhada para preservar a Praça Otávio Mangabeira e outros espaços públicos. “Cresceu exponencialmente a demanda de gestão da praça devido à sua complexidade”, comentou o secretário de Governo, Luciano Veiga.

No encontro ficou patente que, desde sua inauguração, a Praça Otávio Mangabeira tem sido bastante frequentada por crianças, adolescentes, adultos e idosos e com isso os problemas de gestão vieram à tona. “Então, temos que nos preparar para atender á essa realidade," resume a secretária Sônia Fontes.

Cada secretaria vai indicar funcionários que ficarão encarregados de zelar, fiscalizar e fazer a gestão da Praça Otávio Mangabeira, sob a coordenação de Paulo Nunes Neto, nomeado pelo prefeito Augusto Castro. O mesmo será feito nas praças Pastor Hélio Lourenço, no Góes Calmon, e na orla da Beira-Rio.

Ficou estabelecido que à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo caberá a manutenção, paisagismo, limpeza, manutenção da fonte luminosa e iluminação. A indústria e Comércio ficará responsável pela organização dos quiosques, mercado e praça de alimentação, além da fiscalização de mesas e alimentos.

Caberá à Secretaria de Segurança e Ordem Pública a colocação de duas duplas de guardas municipais e uma viatura para atender eventuais emergências e impedir a invasão de espaço por vendedores ambulantes sem autorização, que usam botijões de gás e fazem gatos de energia elétrica.

A Secretaria de Transportes e Trânsito vai fiscalizar estacionamentos e proibir bicicletas e motos sobre a praça. Já a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza vai indicar dois educadores sociais para orientar pais e crianças sobre os brinquedos, como a idade e quantidade adequiadas para cada um.

Os usuários também devem jogar o lixo nas lixeiras e não no gramado ou no chão. “A praça é espaço público de todos e devemos cooperar com os esforços do poder público que tem feito investimentos por meio do Programa Praça Viva”, lembrou a secretária Sônia Fontes.

7:50 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro