SP reforma rota S. Sebastião/Ilhabela
A Subsecretaria de Logística e Transportes entregou nesta sexta, a modernização da estação de passageiros da travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte. Com aporte de R$ 969 mil, o terminal passou por intervenções estruturais e elétricas voltadas à melhoria do atendimento a pedestres, ciclistas e motoristas.
As obras, iniciadas em janeiro, incluíram a demolição de estruturas antigas, recuperação, renovação das instalações hidráulicas e elétricas, substituição de forros, revestimentos e vidros; pintura, impermeabilização de pisos, cobertura, troca de esquadrias, elementos metálicos e de madeira; paisagismo e adequações no combate a incêndio.
Além da modernização estrutural, a estação ganhou ampliação do monitoramento por CFTV e integração ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Coordenadoria de Travessias. Os espaços agora contam com área climatizada, assentos confortáveis, bebedouros e pontos de energia, garantindo mais conforto, especialmente nos dias de calor.
“A reforma da estação de passageiros representa mais do que uma simples atualização. Elas são parte de um esforço contínuo para garantir que o sistema de transporte na região seja não apenas mais eficiente, mas sustentável e acessível. Este investimento não só melhora a qualidade do serviço, como é uma resposta direta às necessidades".
"Atuamos buscando um equilíbrio entre inovação, segurança e conforto, com foco na melhoria da experiência dos usuários e no fortalecimento da infraestrutura local”, afirmou Natália Resende, secretária da SEMIL, que esteve presente à entrega.
A estação também foi adaptada às normas de acessibilidade, reforçando o compromisso da gestão com um serviço mais inclusivo. “Garantir conforto e segurança é prioridade. Estamos investindo para tornar o sistema cada vez mais eficiente e acessível”, afirmou Denis Gerage, subsecretário de Logística e Transportes.
A travessia entre São Sebastião e Ilhabela vem passando por uma transformação importante nos últimos dois anos. A reforma dos dois atracadouros trouxe melhorias nos flutuantes, dolfins de manobra, passarelas e acesso. Somam-se a isso a dragagem em Ilhabela (Barra Velha), voltada a resolver o assoreamento, totalizando R$ 14,3 milhões.
Além da infraestrutura, a operação da travessia ganhou cinco embarcações reformadas, entre 2023 e março de 2025. As embarcações FB-29, FB-25, FB-19, FB-28 e FB-30 voltaram à ativa após passarem por reformas completas, garantindo mais regularidade, segurança e conforto para os usuários — um investimento de R$ 42,1 milhões.
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