Itabuna perde o seu prefeito modelo

Na manhã desta quarta-feira Itabuna perdeu o ex-prefeito que foi modelo de austeridade, honestidade e eficiência. José Oduque Teixeira conseguiu completar seus 100 anos no dia 18 de outubro, cercado de amigos. O velório acontece na Câmara, no Bairro Conceição. A notícia foi dada no programa Conexão Morena, da Morena FM, por volta das 6h.

Oduque começou a trabalhar cedo, ainda garoto, e estreou como empresário com a Casa Teixeira. Depois abriu a revenda Ford Oduque Veículos. Ele também fundou dois veículos de comunicação importantes na história de Itabuna, a Rádio Jornal AM e o jornal Diário de Itabuna, que revelaram radialistas e jornalistas.

Ele também presidiu o Rotary Club Itabuna e a Associação Comercial de Itabuna (ACI). Na Prefeitura, Oduque investiu na atração de serviços e empresas. Ele contou, em entrevista ao jornalista Marcel Leal, no jornal A Região, em 2008, como conseguiu trazer uma fábrica da Nestlé, que fornecia todo o leite Ninho do Nordeste.

"Quando fui prefeito, já havia muita gente desempregada, sem renda. Então a minha base foi tentar atrair indústrias. Foi assim que iniciei, com apoio da Ceplac e outras instituições, uma campanha acirrada pela instalação da Nestlé. Fiz de seis a oito viagens a São Paulo e o resultado foi que conseguimos trazer".

José Oduque foi o responsável por implantar o Centro Industrial de Itabuna, que tinha empresas como a Nestlé e a Coograp. Inaugurou o Estádio Luiz Viana Filho e o Centro Administrativo, que hoje é sede da Unex, na praça José Bastos. Fez o cais e a contenção do Rio Cachopeira, além de aterrar a área da Alameda da Juventude.

Na entrevista ao A Região, Oduque assumiu que a ideia da praia em Itabuna foi ideia sua. Ele contou que se inspirou em Brasília, que tem um lago artificial "onde até ondas existem". Muito cordial e à vontade, ele respondeu até a uma pergunta sobre "essa fama de pão duro que o senhor tem". Leia a resposta na entrevista, neste link.

Formado em Direito, José Oduque foi eleito prefeito de Itabuna em 1973 e ainda aceitou ser secretário de Administração na gestão seguinte. Ele tentou voltar à Prefeitura em 1992, mas acabou derrotado por Geraldo Simões (PT), a zebra que surpreendeu não só ele como o ex-prefeito Ubaldo Dantas.

Um dos radialistas que empregou na Rádio Jornal, Ederivaldo Benedito, falou de seu carinho a Oduque. “Seu José Oduque, meu primeiro e inesquecível patrão, foi um ser humano íntegro, corajoso; um empreendedor, que contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico desta terra”, escreveu em seu blog.

O prefeito Augusto Castro, que esteve na festa dos 100 anos, disse que "Oduque foi um corajoso que contribuiu muito para o desenvolvimento socioeconômico de Itabuna. Neste momento de dor, rogo a Deus que conforte seus familiares, ex-colaboradores e amigos. Que sua boa alma siga em paz”.

20:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro