a regiao
booked.net
13.Fevereiro.2021

Morena FM fecha com novo programa mundial

putumayo


para sua programação online, o terceiro de um projeto inédito no rádio nacional. O novo programa é o Putumayo World Music Hour, apresentado pela personalidade do rádio Rosalie Howarth e o fundador da gravadora Putumayo, Dan Storper.

O programa era retransmitido, até hoje, apenas por emissoras nos Estados Unidos ou de países com língua oficial inglesa. Pela primeira vez uma rádio brasileira transmite o programa original, em inglês, em seu streaming de internet.

O PWMH leva o ouvinte a uma viagem pela música de todos os cantos do mundo, em diferentes culturas, de gêneros variados. Toda segunda-feira, às 19h pelo horário local ou 22h pelo de Londres, Rosalie apresenta episódios temáticos.

Pode ser um gênero de música em vários países, a música de um país ou continente, ou casos especiais. O primeiro transmitido pela Morena FM foi sobre a música de Cuba, o segundo sobre Bob Marley na voz de outros artistas e o desta segunda traz o som de New Orleans.

Além de músicas de ícones como Sting, Loreena McKennitt e Santana, o programa traz artistas ainda pouco conhecidos e entrevistas com produtores e músicos que foram influenciados pela World Music, como Bonnie Raitt e Taj Mahal.

Pioneira e inovadora

A Morena FM foi uma das primeiras do país a transmitir 24h por dia na internet, desde 1996, e tem ouvintes em mais de 40 países. O crescimento de ouvintes que não falam português levou a rádio a criar um projeto único na América Latina.

O CEO da emissora, Marcel Leal, já aproveitava o horário em que as rádios de todo o país são obrigadas a transmitir o programa estatal A Voz do Brasil para criar um diferencial online, apresentando programas como Jazz & Blues, Lendas do Rock e Allegro entre 19h e 20h.

"Mas eu sempre pensava em como aproveitar a internet para atrair mais estrangeiros para conhecer nossa música. A resposta veio de repente, quando estava jogando videogame. Me desconcentrei tanto que perdi a partida. A ideia era simples: incluir programas em inglês".

Pesquisa e conversa

Os programas em inglês precisavam de alguns requisitos. Eles teriam que ter um conteúdo que "casasse "com a filosofia musical da Morena FM, a produção teria que ser muito boa e os apresentadores, de primeira linha, além de capacidade de atrair a audiência estrangeira.

O primeiro programa foi The Eurovision Show, que se encaixou perfeitamente em tudo e ainda por cima é excelente para ganhar público na Europa. Apresentado pelo inglês Simon Harding, o programa traz tudo sobre o Eurovision e é transmitido toda sexta, às 19h local ou 22h de Londres.

O segundo achado foi o US Top 20, maior programa semanal de contagem regressiva dos Estados Unidos, apresentado pelo vencedor do Grammy Al Walser, ex-membro da banda alemã Fun Factory e multipremiado como produtor. O programa é aos sábados, 22h local ou 17h de Los Angeles.

"Ele rola mais tarde porque a ideia é atrair ouvintes americanos. Daí 22h, que são 17h em Los Angeles e 20h em New York. O que a Morena FM está fazendo nunca foi tentado, por isso eu não tenho noção de qual será o resultado", observa Marcel. "Mas nossa audiência fora já aumentou".

A transmissão ao vivo da Morena FM online pode ser ouvida no player do site morenafm.com, pelo app Android "Morena FM 98", pelo TuneIn para iOS ou colocando o link https://centova5.transmissaodigital.com:20005 em um player como VLC.


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.