a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
cancer de pele
23.Dezembro.2017

Verão é sol, calor, alegria... e perigo de câncer

de pele por isso é bom se ligar em alguns cuidados que previnem sem tirar sua diversão. Os cânceres de pele são os mais incidentes no Brasil, cerca de 30% de todos os casos da doença e 180 mil novos por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.

Ele é grave e com grande potencial metastático, mas a chance de cura é de mais de 90% se houver diagnóstico precoce. Esse tipo de tumor surge por conta do crescimento anormal dos chamados melanócitos, células que produzem a melanina, dando cor e pigmentação à pele.

Pessoas de pele clara, cabelos claros e sardas são mais propensas a desenvolver o câncer de pele. A idade também é um fator a ser considerado, pois quanto mais tempo de exposição da pele ao sol, mais envelhecida ela fica.

Dicas preciosas

Uma dica é evitar a exposição excessiva e constante aos raios solares sem a proteção adequada, desde a infância, porque mesmo áreas não expostas diretamente ao sol e menos visíveis – como o couro cabeludo - sofrem o efeito dos raios UV e podem desenvolver a doença.

Segundo Bernardo Garicochea, oncologista e especialista em genética do CPO, do Grupo Oncoclínicas em São Paulo, é importante a avaliação frequente de um dermatologista. “As alterações são classificadas pelo 'ABCD'- Assimetria, Bordas irregulares, Cor e Diâmetro”.

“A análise da mudança nas características destas lesões é de extrema importância para um diagnóstico precoce”. Além do uso constante do protetor solar e atenção ao período de exposição, pessoas com propensão ao melanoma devem ficar mais atentas.

Sinais perigosos

“Uma lesão aparentemente inocente pode ser suspeita aos olhos do médico. Métodos diagnósticos auxiliares, como biópsia e dermatoscopia, podem ser indicados. Além disso, pacientes que já tiveram um tumor de pele estão sob maior risco de apresentar uma recidiva”.

O melanoma é o tipo de câncer que apresenta o maior número de mutações genéticas no DNA do tumor. Essas mutações podem confundir o sistema imunológico do paciente e dificultar a ação de terapias tradicionais. Por isso, a imunoterapia é uma das grandes aliadas.

“A Imunoterapia é o tratamento que promove a estimulação do sistema imunológico por meio do substâncias modificadoras da resposta biológica. Em resumo, trata-se de um grupo de drogas que, ao invés de mirar o câncer, ajuda as nossas defesas a detectá-lo e agredi-lo”.



 

terreno na bahia