Banda relê cantigas de lavadeiras
Releituras de cantigas entoadas por lavadeiras, trabalhadoras e trabalhadores das lavouras sulbaianas são a primeira investida da banda Mulheres em Domínio Público, que lança, dia 10, seu primeiro EP, Sindô lê lê. As músicas estarão disponíveis em plataformas digitais como iTunes, Spotify, Deezer e Google Play.
O grupo de Ilhéus se dedica a experimentações sonoras, dando seu olhar sobre músicas de domínio público. Neste primeiro trabalho, faz uma homenagem ao cancioneiro regional, conferindo um toque de contemporaneidade, por meio de uma roupagem musical rica em diversidade de ritmos.
Os vocais têm Cris Passos, Geisa Pena, Ingrid Luíse e Tacila Mendes. Quatro músicos unidos por interesse em pesquisas sonoras participam do EP, Marcelo Santana (guitarra), Danilo Ornelas (baixo), Lula Soares Lopes (bateria) e Igor Péca (Percussão). O EP também conta com participação do músico Cabeça Isidoro.
Este primeiro registro conta com a participação da atriz, cantadeira e ex-lavadeira Valderez Teixeira, que marca presença desde o início do projeto, relembrando o que cantava durante a lavagem de roupa, ofício que exerceu por décadas no rio Cachoeira, na região do Salobrinho, em Ilhéus.
Dona de uma poderosa voz, Valderez também participou de novelas e filmes, o que lhe rendeu um troféu Candango no Festival de Brasília, em 2005. O EP tem direção musical de Marcelo Santana, preparação vocal do regente Antônio Melo, direção artística de Erika Ocké e foi gravado no estúdio da Uesc.