Ilhéus mapeia moradores de rua

A prefeitura de Ilhéus está fazendo o mapeamento sociodemográfico da população de rua. A ação é da secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e tem o objetivo de intensificar a reintegração desse público em suas famílias e no mercado de trabalho.

De acordo com a SDS, o mapeamento é realizado durante os turnos da manhã, tarde e noite, coordenado por uma equipe especializada. O coordenador Raull Sena explica que os profissionais abordam as pessoas e, em seguida, cadastram seu perfil.

Depois, procuram encaminhá-las ao Centro Especializado em Situação de Rua (Centro Pop). “Criamos um questionário mais amplo e detalhado, visando maior êxito no trabalho com esse público, que é muito andarilho e não pode ser forçado a saír das ruas”.

Estudos apontam que em Ilhéus apenas 2% dos moradores de rua não trabalham, mas no geral exercem algum tipo de atividade laboral, o que favorece a independência deles. As pesquisas registram que Ilhéus recebe pessoas em situação de rua vindas de outros municípios.

A maioria sofre de distúrbios psicológicos e dependência química. O mapeamento da população em situação de rua não é feito pelo IBGE. “Muitas pessoas acham que o IBGE realiza esse tipo de mapeamento, mas não faz. Após a finalização, apresentaremos os dados aos órgãos públicos".

22:09  |  


Gostou? Repasse...