a regiao
booked.net
14.Janeiro.2021

Retorno ao turismo começa com viagens curtas

viagem


com a família e, No momento, deslocamentos por vias terrestres são os mais indicados e seguros para aproveitar as férias. Para o setor de turismo, 2020 não foi um ano fácil. Responsável pelo pior desempenho da área, o ano que parecia não chegar ao fim terminou.

Ainda assim, o cenário em relação à doença permanece o mesmo, com restrições no número de pessoas e medidas sanitárias de higiene rigorosas. Com o Sars-Cov-2 ainda presente, ajustes ao modo de viajar devem ser feitos durante 2021 para minimizar o risco de contágio.

Entre as mudanças para a retomada mais segura das viagens está o deslocamento de carro, famoso anos atrás, apenas com a família residente no mesmo domicílio e com trajetos curtos entre os estados e municípios.

Desde outubro

Apesar de ser encarada como uma alternativa com a virada do ano em meio à pandemia, o movimento tem sido percebido desde outubro de 2020, quando 92% das famílias brasileiras já tinham planos de viagem para 2021, segundo o Relatório de Tendências 2021 da Vrbo, empresa de locação hoteleira.

Mesmo antes da crise sanitária, as viagens de carro já estavam em destaque no país. Em 2019, 46,6% dos viajantes brasileiros se locomoveram em um carro particular ou da empresa, 16% preferiram ir de ônibus e 15,3% optaram pelos aviões, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua: Turismo, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2020.

Espera-se que o início da vacinação dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus aqueça o setor novamente, especialmente em relação a voos e viagens mais longas, já com as fronteiras, ao menos de boa parte dos países, abertas. No entanto, até o momento, o que se vê é o aumento no número de casos e taxa de contágio.

“Estamos vivendo um período ambíguo: de um lado, a retomada da economia e a iminência da vacinação; do outro, o aumento de casos e a preocupação com uma segunda onda da pandemia – que é o pior cenário possível. Mas as viagens estão voltando mais rápido do que imaginávamos. De forma geral, estou otimista”, diz Leonel Andrade, presidente da CVC (CVCB3).

Medidas de segurança

Para quem deseja viajar neste período de forma mais segura, há recomendações de profissionais da saúde para isso. O ponto é que, mesmo seguindo todos os passos para a minimização do contágio, existem maiores chances de pegar a doença. Por conta disso, é importante escolher um destino arejado e com menos turistas para aproveitar o distanciamento.

Neste cenário, o ideal é ir com um veículo – pode ser o próprio, ou, caso não seja possível, busque por um aluguel de carros no RJ, em SP, na BA e nos demais estados para seguir viagem. O deslocamento pode ocorrer sozinho ou, no máximo, com os familiares que moram na mesma residência.

Ao chegar ao local, também é essencial ter uma hospedagem, especialmente se for um ambiente tranquilo e distante dos pontos turísticos mais visitados do local, e, ao ir até esses espaços, é importante sempre manter o uso de máscaras.

Assim, os visitantes terão o distanciamento necessário de pessoas que não fazem parte de seu convívio diário e poderão ficar em maior segurança.


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.