a regiao
booked.net
3.Janeiro.2021

Augusto e secretários de Itabuna tomam posse

augusto castro


em cerimônia na Câmara Municipal, logo depois da posse dos 21 vereadores eleitos e da nova Mesa Diretora. No evento, Castro disse que "a Prefeitura de Itabuna terá que ser estruturada, ter a máquina pronta, para que eu possa governar para todos os itabunenses".

A posse aconteceu na sexta-feira, 1º, junto com o vice-prefeito Enderson Guinho. Augusto declarou que vai trabalhar para que Itabuna retome seu status de líder do sul da Bahia. "Todos os que vão participar do governo são servidores públicos que vão trabalhar dia e noite para resgatar a autoestima da população".

"Itabuna deu grande demonstração de mudança nas eleições. Passou a eleição, não quero olhar para o retrovisor. Quero pensar para a frente e no desenvolvimento da cidade", enfatizou. Augusto disse que seu compromisso e desejo é governar para todos os itabunenses.

"Ninguém consegue governar sozinho. Tem que governar com a união de todos", realçou, acrescentando que quer pensar para a frente para o desenvolvimento da cidade. "Pensar no crescimento econômico, na saúde, na educação, na infraestrutura, etc. Somos uma cidade com 97,5% da população na zona urbana".

O prefeito fez um chamado aos servidores públicos municipais para que a cidade avance com o apoio dos governos federal e estadual, Ministério da Educação, FNDE e de parlamentares aliados para requalificação, ampliação e modernização das 97 escolas da rede e melhora da qualidade do ensino.

Saúde terá prioridade

Augusto propôs a preparação de uma equipe para a elaboração de bons projetos para encaminhar ao governo federal. Ele declarou que a maior preocupação nesse momento é a Saúde, com a pandemia da Covid-19. Por isso, assumiu o compromisso de melhorar a Atenção Básica, porta de entrada do SUS, com mais investimentos.

A cidade tem 33 unidades de saúde e 42 equipes de Saúde da Família. Precisa colocar para funcionar postos como o Roberto Santos, no bairro Santo Antônio, que já foi referência. Para Castro, é preciso colocar cinco ou seis postos funcionando até a meia-noite. Ele afirmou que vai investir acima dos 15% determinados pela lei.

"O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães vai ampliar leitos de UTI Covid e clínicos, e gerar novos serviços, inclusive na psiquiatria". O prefeito reafirmou o compromisso de ampliar o atendimento da Santa Casa para pediatria e pacientes Covid-19, nos hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, enviou mensagem desejando sucesso, mas Augusto disse que o que precisa dele são mais verbas. "Sei que ele fez muito pela Bahia, mas preciso que ele faça muito mais pela região e por Itabuna, que é cidade pólo, tem hospital porta aberta e atende mais de 120 municípios com o Hospital de Base".

Quanto à UPA 24 Horas, no Monte Cristo, o prefeito anunciou que vai modernizar o atendimento, implantar um gripário, dar eficiência na urgência e emergência. Ele manteve contato com o Instituto Butantan, em São Paulo, para a cidade ter a vacina contra a Covid-19 via Ministério da Saúde ou adquiri-la.

Os novos secretários

Junto com Augusto Castro, tomaram posse os novos secretários municipais Josué Brandão (Governo), José Alcântara Pellegrini (Relações Institucionais), Nadilson Esteves (Controladoria Geral), Álvaro Ferreira (Procuradoria Geral), Cláudio Luiz Góes (Subprocurador), Sônia Fontes (Planejamento).

Davi Freitas (Fazenda e Orçamento), José Alberto de Lima Filho (Gestão e Inovação), Almir Melo Jr (Infraestrutura e Urbanismo), Francisco Lino Filho (Superintendente de Serviços Públicos), Janaína Alves (Educação), Andréa Simas Castro (Promoção Social e Combate à Pobreza), Lívia Aguiar (Saúde), Lécia Peixoto Silva (Subsecretária de Saúde).

Thales Silva (Transporte e Trânsito), Roberto José da Silva (Sub-secretario de Transporte e Trânsito), Mariana Alcântara (Ordem Pública), Moacir Smith Lima (Agricultura e Meio Ambiente), Ricardo Xavier (Indústria, Comércio, Emprego e Renda), Enderson Bruno (Esportes e lazer).

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) será comandada por Clodoaldo Rebouças, a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) por-Eduardo Kowalski Neto, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos por Humberto Mattos, a Fundação Marimbeta por José Valter Silva, a EMASA ṕor Raymundo Carvalho Filho e a Comunicação por Afonso Dantas.


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.