a regiao
booked.net
23.Janeiro.2021

4 milhões abandonaram a escola na pandemia

sala vazia


no ano passado por causa das dificuldades, incluindo um grande espectro, dos 6 aos 34 anos. Com isso, a taxa de abandono escolar chegou a 8,4% em 2020, segundo pesquisa C6 Bank/Datafolha. Entre os que pararam de estudar no ano passado, 17,4% não têm intenção de voltar em 2021.

O Brasil tem uma população de 90,1 milhões de habitantes com idade entre 6 e 34 anos, dos quais 53% estavam matriculados em escolas ou universidades no ano passado, de acordo com estimativa feita com base na Pnad Contínua de 2019.

A evasão escolar é uma das maiores preocupações de especialistas e havia um temor de que ela aumentasse em 2020 com a crise sanitária. Já se sabe que o surto de ebola no Oeste da África, por exemplo, fez aumentar a evasão entre meninas e os índices de gravidez na adolescência.

Abandono maior no Superior

De acordo com o levantamento C6 Bank/Datafolha, a taxa de abandono em 2020 foi maior entre os estudantes de curso superior, 16,3%. No Ensino Médio, a taxa é de 10,8% e no Fundamental, de 4,6%. Estudantes de classes sociais mais baixas lideraram o abandono.

A taxa foi 54% maior entre os alunos das classes D e E (10,6%), na comparação com estudantes das classes A e B (6,9%). Issos e explica porque os problemas financeiros estão entre os principais motivos do abandono escolar em 2020.

Entre os que apontaram essa dificuldade para manter os estudos, 19% ficaram sem condições de pagar a escola ou faculdade e 7% precisaram ajudar na renda familiar. Outros 22% justificaram o abandono por ter ficado sem aula e 20% relataram dificuldade com o ensino remoto.

Efeitos são muito grandes

Tratada como uma tragédia silenciosa, a evasão escolar afeta diretamente a economia, os índices de violência e até a expectativa de vida. Quem conclui o Ensino Básico tem em média quatro anos a mais de vida do que quem abandonou, segundo pesquisa da Fundação Roberto Marinho.

A estimativa é de que o Brasil perde R$ 372 mil ao ano com cada jovem que deixa a sala de aula, de acordo com o mesmo levantamento. Já a redução de um ponto percentual nos índices de evasão pode evitar cerca de 550 homicídios por ano.

A Pnad Contínua 2019, divulgada em julho do ano passado pelo IBGE, apresentou pela primeira vez dados de abandono escolar no Brasil. Segundo a pesquisa, o atraso ou abandono atingia 12,5% dos adolescentes de 11 a 14 anos e 28,6% de 15 a 17 anos. Entre 18 e 24 anos, quase 75%.

Os dados foram coletados entre 30 de novembro e 9 de dezembro. O Datafolha fez 1670 entrevistas por telefone com estudantes das redes pública e privada ou seus responsáveis. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e os resultados têm confiabilidade de 95%.


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.