a regiao
booked.net
22.Dezembro.2020

Como guardar os alimentos para que durem mais

alimentos


na geladeira, separando cada grupo alimentício. Com a economia em baixa, a preocupação dos brasileiros é poupar, inclusive, comida. Além de boas escolhas no mercado, uma forma de gastar menos é evitando o desperdício. Há formas corretas para armazenar cada tipo de alimento que os fazem durar mais diante da necessidade de novas compras. Confira algumas dicas!

Legumes e verduras

Para fazer legumes e verduras durarem mais, o branqueamento é uma opção. Para fazer esse procedimento, basta limpar os alimentos, removendo partes amassadas, deixar em água fervente por alguns minutos e imediatamente depois mergulhá-los em água gelada e com cubos de gelo.

Em seguida , basta secar os alimentos e armazená-los normalmente na geladeira. Cada alimento tem um tempo certo de branqueamento, que deve ser consultado para que não haja danos, mas o processo é rápido – de um a cinco minutos.

Dessa forma, os legumes duram por mais tempo e mantêm uma boa aparência. Já no caso das verduras de folhas finas elas não devem passar por esse processo nem ser congeladas.

Frutas

O primeiro passo é guardar separadamente aquelas que soltam o etileno, gás responsável por amadurecer frutas rapidamente, inclusive as que estão em volta.

Essa substância é espalhada por frutas como abacate, ameixa, banana, caqui, damasco, fruta-do-conde, kiwi, manga, maçã, mamão, maracujá, nectarina, pêra, pêssego, pinha e tomate. Elas podem ser colocadas na geladeira, mas devem estar dentro de recipientes com tampa ou sacos zip.

Grãos, cereais e farináceos

No caso de ingredientes como linhaça, aveia, arroz, milho e farinhas, a melhor forma de conservar é manter em locais secos e frescos, porém em potes fechados.

Para quem não tem tantas vasilhas disponíveis, há como cortar garrafas pet, colocar os alimentos dentro delas e vedar as tampas e emendas com fita adesiva. O mais importante nesse caso é conferir se as garrafas estão higienizadas e completamente secas.

Laticínios

Apesar de muitas pessoas colocarem os laticínios na porta da geladeira, esse não é o lugar deles, porque, ao abrir a geladeira, a temperatura da porta oscila muito, levando os alimentos mais frágeis, como leite e requeijão, a mofar. O correto é armazenar nas prateleiras de cima.

No caso dos queijos, o perigo é o desenvolvimento de mofo, que aparece por conta da exposição ao ar. Portanto, os queijos devem estar na mesma prateleira que o leite, mas dentro de potes tampados. Quando forem consumidos, deve-se atentar para que os alimentos não fiquem tempo demais abertos e em ambiente quente.


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo.