a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
ticket alimentacao
24.Fevereiro.2018

Vender ticket alimentação é, acredite, crime

que muitos cometem sem saber que se trata de estelionato, punível inclusive com demissão por justa causa. A prática é bastante comum entre os trabalhadores brasileiros, segundo levantamento realizado do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

30% dos empregados já venderam o ticket refeição que recebem do empregador, mesmo que ocasionalmente (15%). Para 14%, essa é uma prática frequente. Os que declararam nunca recorrer a essa prática somam 44%, enquanto 26% não recebem o benefício.

O levantamento mostra que há uma série de razões para explicar esse comportamento, todas ligadas de alguma forma ao consumo ou aumento da renda pessoal. 29% o fazem para completar a renda, 25% para fazer compras, 22% para pagar dívidas e 22% para poupar.

“Além de ser uma prática ilícita, tanto para quem vende quanto para quem compra, trocar o ticket refeição por dinheiro é mau negócio, pois sempre existe um percentual de desconto exigido pelo comprador, o que faz com que se perca parte do valor”, diz a economista Marcela Kawauti.

Não analisam

A diretora do SPC Brasil observa que mais de um terço dos consumidores (36%) não costuma analisar os gastos que fazem com esse benefício, contra 39% que são mais cuidadosos. Reflexo dessa falta de controle, muitos chegam ao fim do mês com o saldo do ticket refeição zerado.

17% dos empregados extrapolam com frequência o valor que recebem por mês e 21% fazem isso às vezes. Os que sempre gastam dentro do limite estabelecido são 39%. Cerca de 30% dos que gastam a mais alegam que a quantia é baixa em relação aos preços dos restaurantes em sua região.

Outro dado é que 49% gastam, ocasionalmente, o ticket refeição com outras finalidades, como café da manhã e lanche, saídas aos fins de semana e outros gastos relacionados ao lazer, por isto o valor acaba antes do fim do mês. Por lei, o ticket é exclusivo para almoço.