a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
usina solar
17.Fevereiro.2018

Enel inicia operação de nova usina solar na BA

com um parque de 103 MW, capaz de produzir 220 GWh por ano quando estiver operando plenamente, no município de Tabocas do Brejo Velho. A Enel investiu aproximadamente US$ 110 milhões na construção do parque solar Horizonte.

A Enel Green Power Brasil Participações afirma que a Horizonte “representa um novo marco para a presença do Grupo no mercado de energia solar do Brasil, onde em apenas oito meses adicionamos quatro novos projetos que somam uma capacidade de 807 MW de energia solar”.

“Entre esses projetos, está a maior usina solar fotovoltaica da América do Sul atualmente em operação, a Nova Olinda” , acrescenta Antonio Cammisecra, Responsável Global da Divisão de Energias Renováveis da Enel, Enel Green Power.

“Confirmamos nossa liderança no setor de energias renováveis brasileiro, como reconhecido após as recentes vitórias do Grupo nos últimos leilões. Estamos contribuindo para a diversificação da matriz de geração do país e para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.”

Plano estratégico

A construção da Horizonte é parte dos investimentos previstos no plano estratégico da companhia, financiado com recursos próprios e por um empréstimo de longo prazo concedido pelo Banco do Nordeste (BNB).

O parque solar é apoiado por um acordo PPA de compra de energia (Power Purchase Agreement, em inglês) de 20 anos com a Câmara de Comercialização da Energia Elétrica (CCEE). O Horizonte tem cerca de 330 mil painéis solares.

O Grupo Enel tem o objetivo de associar o desenvolvimento do negócio às necessidades da comunidade local, por isso lançou iniciativas para possibilitar a geração de renda próximo às plantas, como oficinas criativas de mobiliário a partir de materiais recicláveis usados nas obras.

Na Bahia, a EGPB já opera 706 MW de capacidade eólica e 515 MW de solar, incluindo, além de Horizonte, o parque solar Ituverava de 254 MW e o parque solar Lapa de 158 MW. No Brasil, o Enel tem capacidade instalada de cerca de 2,9 GW em energias eólica, solar e hidrelétrica.