a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
desemprego
24.Fevereiro.2018

Média de tempo para achar emprego aumentou

de 12 meses em 2016 para 14 meses, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Ainda que a recessão econômica esteja no fim, o número de brasileiros à espera de um emprego ainda acumula 12,3 milhões.

O estudo mostra que 59% dos desempregados são mulheres, com média de idade de 34 anos; 54% têm até o ensino médio completo, 95% pertencem às classes C/D/E e 58% têm filhos, a maioria menor. Entre os que já tiveram um emprego, 34% atuavam em serviços.

Outros 33% trabalhavam no setor de comércio e 14% na indústria. A média de permanência no último emprego foi de aproximadamente dois anos e nove meses. No último emprego, 40% tinham carteira assinada, 14% eram informais e 11% autônomos ou profissionais liberais.

As alternativas

Já 8% dos desempregados atuais estão buscando a primeira oportunidade. “Tudo aponta para um cenário de recuperação no mercado de trabalho, mas este ainda é tímido e, no momento, concentrado na informalidade,” avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

“As pessoas sabem que não podem ficar esperando em casa pelo reaquecimento do mercado e por isso buscam por alternativas de sobrevivência”. Pellizzaro diz que uma alternativa é trabalhar por conta própria, como MEI – microempreendedor individual e ter CNPJ.

Segundo o levantamento, entre os que já tiveram algum emprego, 67% já haviam ficado desempregados antes e 32% nunca. Mais da metade (57%) conhece alguma outra pessoa que também está desempregada ou teve de fechar sua empresa nos últimos três meses.

Maioria foi demitida

Em 56% dos casos, os entrevistados afirmam terem sido desligados da empresa, mas outros 17% garantem ter pedido demissão e 14% alegam que foi feito um acordo. Entre os demitidos, a maioria alega causas externas, principalmente ligadas à crise econômica.

São fatores como redução de custos da empresa (35%), redução da mão de obra ociosa (12%) e o fechamento da empresa (11%). Já entre os que pediram demissão, a principal razão foi problema de saúde (15%), seguido da insatisfação com o salário (13%) e dedicar mais tempo à família (11%).

46% querem outro emprego com carteira assinada, enquanto 29% aceitam qualquer vaga. 61% dos desempregados estão dispostos a ganhar menos que no último emprego, por achar importante voltar ao mercado de trabalho (23%) e pagar as despesas (22%).