a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
hospital do cacau
10.Fevereiro.2018

Santa Casa perde os serviços de cardiologia

para o HRCC além dos de neurocirurgia prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), que atende 67 municípios da região de Ilhéus e Itabuna, o Estado concentrou estes serviços nele.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) vinha oferecendo os serviços para o SUS em prestadores privados ou filantrópicos da região, como a Santa Casa de Itabuna. A cardiologia foi inaugurada na quarta-feira (7) e já realizou o primeiro cateterismo.

A equipe médica de cardiologia intervencionista é a mesma que vinha atuando no Hospital Calixto Midlej Filho, administrado pela Santa Casa. Segundo o cardiologista Gláucio Werneck, coordenador, o novo serviço é 100% SUS e absorverá a demanda de urgência cardiológica.

“Por mês faremos 97 cateterismos diagnósticos, mas temos a capacidade de ampliar para mais de 200 procedimentos por mês. Essa é a mesma equipe que atua no Calixto Midlej, tendo já sido feito mais de 10 mil procedimentos coronários”, explica.

Neurocirurgia

Na área de neurocirurgia, coordenada pelo médico Cléber Cândido, o Hospital Regional Costa do Cacau oferece à população o mais completo serviço de neurologia do interior do estado, inclusive cirurgias de aneurisma, tumor, embolizações e implante de stents.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirma que as unidades privadas e filantrópicas são complementares às do estado e que não há justificativa técnica nem econômica para manter esses serviços fora da rede pública após a inauguração do HRCC.

A Santa Casa, que continua a oferecer os serviços para particulares, terá uma perda mensal de aproximadamente R$ 700 mil por mês em receita, já que este era o valor repassado pelo estado para cobrir os serviços de alta complexidade prestados aos usuários do SUS.