a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
radiotgerapia
3.Fevereiro.2018

Santa Casa de Ilhéus ganhará radioterapia

depois de ser incluída no Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde. A unidade será contemplada com um novo acelerador linear e a construção da casamata - o espaço destinado para a instalação do aparelho.

A escolha veio após análise que constatou um déficit no serviço de radioterapia na região. Com isso, o hospital receberá um investimento federal de R$ 8,3 milhões. O novo equipamento garantirá o atendimento de mil pacientes por ano.

Atualmente, a unidade já oferece outros cuidados no tratamento contra o câncer, como cirurgias oncológicas e sessões de quimioterapia. Desde que assumiu a gestão do Ministério da Saúde, o ministro Ricardo Barros, já entregou 13 aceleradores lineares.

Cinco foram pelo Plano de Expansão da Radioterapia, em Campina Grande (PB), Maceió (AL), Feira de Santana (BA), Brasília (DF) e Curitiba (PR). Outros 8 por convênios em Salvador (BA), Ipatinga (MG), Campos (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ijuí (RS), Passos (MG), Cascavel (PR) e Jaú (SP).

Mais equipamentos

Ainda neste ano está programada a entrega de outros equipamentos de radioterapia. Ao todo serão entregues pelo Ministério da Saúde 140 aceleradores lineares em todo país. Cerca de R$ 500 milhões foram investidos para a aquisição de 100 aceleradores lineares, projetos e obras.

Os outros 40 aceleradores serão adquiridos com recursos de convênios. Para Ricardo Barros, essa medida vai ampliar o acesso a procedimentos oncológicos no SUS. “Temos priorizado novas instalações com o objetivo de ter mais serviços e serviços mais próximos do cidadão”.

Os aceleradores lineares são equipamentos de altíssima complexidade tecnológica e não podem ser instalados sem os devidos cuidados com a proteção radiológica. As instalações exigem espaço físico específicos, com refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes.