a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
hospital regional
17.Fevereiro.2018

Estado promete investir R$ 15 mi em Ilhéus

na área da saúde, para ajudar na reestruturação do setor no município. A promessa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) foi feita nesta semana pelo secretário Fábio Vilas-Boas, durante um encontro com deputados, vereadores e representantes do Conselho de Saúde de Ilhéus.

Os recursos serão aplicados na reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), que terá seu perfil alterado para unidade materno-infantil, bem como na contratação de leitos de retaguarda e serviços de urgência pediátrica.

Também haverá dinheiro para concluir 4 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cedidos mais de 200 servidores para a rede municipal. “Uma boa notícia é que a unidade de Pronto Atendimento no bairro da Conquista fará atendimento clínico e cirúrgico de urgência e emergência”, diz Vilas-Boas.

Maternidade

Ainda de acordo com o secretário, após a reforma o HRLVF será uma maternidade de referência de alto risco que contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico. O investimento será do Estado e do município.

“Desde a concepção inicial do Hospital Regional Costa do Cacau, equipes da Sesab, junto com as de Ilhéus, discutiram como seria o novo fluxo e qual seria a contrapartida da prefeitura para que a rede funcionasse adequadamente no período da transição”.

“Isso inclui o fechamento provisório do HRLVF”, lembra. O vereador Lucas Paiva falou do receio da população com esse fechamento, mas destacou que, com as informações do secretário, a população terá um melhor entendimento. “Está indo por um caminho certo”.