a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
outdoors ilheus
3.Fevereiro.2018

Placas de outdoors já estão sendo retiradas

em Ilhéus como resultado de um acordo entre a Prefeitura, o Ministério Público do Estado e as empresas exibidoras. As placas existentes na zona central da cidade começaram a ser retiradas desde quinta-feira, cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 3 de novembro.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Pacheco Soub, a partir de agora as placas de outdoor serão instaladas em locais disciplinados através do Decreto nº 120, de 31 de outubro de 2017.

A ação é coordenada pela Superintendência Municipal de Meio Ambiente e pela Gerência de Uso do Solo, órgãos vinculados à Seplandes, em articulação com a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público, e foi construída a partir de diálogo.

“O objetivo é disciplinar a utilização de outdoors no Município de forma a promover um meio ambiente equilibrado e sadio à qualidade de vida”, explica Nazal. Ele ressalta que a remoção das placas no centro ocorreu voluntariamente por parte dos empresários do setor.

Visual mais limpo

Inicialmente, foram retiradas os outdoors da Avenida Itabuna, no trecho próximo ao Viaduto Catalão, e da rua de acesso à Ponte Lomanto Júnior. Para Nazal, “trata-se de um momento histórico, reivindicado há décadas pela sociedade de Ilhéus”.

“E o mais importante é que foi construído com transparência, entendendo a importância deste meio de publicidade, mas respeitando o desejo da população de enxergar a cidade menos poluída e mais natural”, destacou o vice-prefeito.

O número de placas de outdoor na cidade, que era de 200, foi reduzido pelo Decreto nº 120, de 31.10.17, para 170, sendo 100 na área periférica e 70 na central, divididas em dois níveis, 50 para uso de comercial e 20 para empresas sem exploração comercial.