a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
posto de saude
10.Fevereiro.2018

Ilhéus contrata 20 médicos e recuperará postos

de saúde com recursos próprios, em parte economizados ao não fazer o carnaval oficial. A equipe de 20 médicos contratados passa, de imediato, a atender tanto na sede como na zona rural e distritos. Já a reforma será feita em 10 postos de saúde.

Outras 7 unidades de atendimento médico, que estão com as obras paralisadas por falta de prestação de contas da administração anterior ao governo federal, serão construídas com parte de verba própria, para evitar que o município tenha que devolver os recursos.

“Quando cancelei o carnaval, disse à população de Ilhéus que os recursos que teriam que ser destinados à festa, eu iria economizar para aplicar em setores essenciais da cidade. Hoje estou dando a primeira resposta”, afirma o prefeito Mário Alexandre.

Para famílias

A médica Beatriz Moraes, uma das novas contratadas, explica que “o médico da atenção básica é voltado para a família, da criança ao idoso. Trabalhamos na prevenção e tratamento, diminuindo as filas dos hospitais, evitando, por exemplo, que eles tenham que fazer o controle de pressão arterial”.

“O PSF é uma ideia maravilhosa, em que atuamos para que a população não chegue à média e alta complexidade. Somos a base da triagem trabalhando com a medicina preventiva. O que estamos vendo hoje aqui é um avanço importante”, diz Clícia Adriana Maia, outra contratada.

Além dos novos profissionais, serão recuperados os postos de saúde da Urbis, Policlínica Halil Medauar, Basílio, Euler Ázaro, Herval Soledade e Olivença. De acordo com o calendário da Prefeitura, todos devem estar concluídos ainda no primeiro semestre.

Novos postos PSF

Já a construção de novos postos do Programa Saúde da Família, em convênio com o governo federal, inclui os PSFs da Conquista, Olivença, São José, Esperança, Princesa Isabel, Banco da Vitória e Vilela, que terão R$ 2,2 milhões da Prefeitura como complemento.

A secretária Elizângela Oliveira explica que os novos médicos atuarão na Assistência Básica, em especial em distritos e povoados, que estão sem médico há muito tempo. Todos são clínicos gerais, mas caso seja necessário, os pacientes serão encaminhados para a Policlínica da Conquista.

Diretora de Atenção Básica da Sesau, Cláudia Patrícia conta que “de 23 equipes de estratégia de Saúde da Família, já temos 20 prontas, atendendo Vilela, Basílio, Nélson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II e Banco da Vitória. Em breve, Inema/Pimenteira, Banco Central e Ponta da Tulha”.